Manaus – Os supermercados da cidade não estão levando muito em conta a lei das filas, por isso, os clientes em muito tempo o nas filas dos caixas para o pagamento das compras. O Procon/Manaus, obsevou de longe a irregularidade e neste sábado, resolveu dar uma batida, para tentar conscientizar os empresários do sistema para o cumprimento da lei das filas.
Com essa providenciam três supermercados foram fiscalizados e autuados pela Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) durante o início da operação “Sem filas no supermercado”.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, os três supermercados visitados foram autuados pelo descumprimento da lei que determina que o consumidor espere o tempo máximo de 15 minutos na fila em dias normais, 20 minutos em vésperas e após feriados prolongados e 25 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos, bem como em dias de pagamento de programas sociais.
“Chegamos a um dos supermercados e dos 26 caixas, 16 estavam sem funcionários, o que estava acarretando um grande tempo de espera. Posteriormente, abriram mais quatro caixas. Esse tempo de espera deve ser observado”, informou o coordenador da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor, Alessandro Cohen, por meio de assessoria.
O valor da autuação é de 1.000 Unidades Fiscais do Município (UFMs), que custam, cada uma, o valor de R$ 83,78. A Lei das Filas também é aplicada em filas de bancos, segundo o órgão de fiscalização.
Amazonianarde-Semcom