Omar reinaugura escola Eldah Biton com nova estrutura

(Foto: Alex Pazuello/Agecom)

Manaus – Totalmente reestruturada e ampliada, a escola estadual Eldah Biton Telles da Rocha, no bairro Compensa III, zona oeste, foi reinaugurada na manhã desta terça-feira, dia 11 de fevereiro, pelo governador Omar Aziz e o vice-governador, José Melo.

Além das melhorias em sua estrutura física, como climatização de todos os ambientes, revitalização dos laboratórios de ciências e de informática e da biblioteca, a escola, que atende cerca de 3,1 mil estudantes, ganhou um ginásio coberto, campos de futebol, pista de atletismo e um novo refeitório.

Segundo o governador, a reforma atende ao novo padrão instituído em sua gestão na qual a reestruturação dos espaços físicos faz parte da estratégia em busca da melhoria da qualidade da educação. No decorrer deste ano, 21 municípios receberão novas unidades escolares dentro do novo conceito estético. Ao todo, 38 obras escolares compõem o pacote de obras do Governo do Amazonas, cujo investimento chega a aproximadamente R$ 90 milhões.

“É preciso oferecer um ambiente bom que possa proporcionar condições de um aprendizado melhor. Mas não adianta achar que só com a escola nova vai melhorar os índices. O que melhora é um conjunto de ações, como a graduação e pós-graduação de professores, um plano de carreira decente e é isso o que temos buscado desde o primeiro momento em que assumimos o governo”, disse, ao destacar que até o final de março professores e estudantes do terceiro ano do Ensino Médio deverão receber tablets.

O governador lembrou que todos os anos vem concedendo reajustes salariais aos profissionais da educação e readequou o Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) para que pudesse haver progressão vertical e horizontal na carreira, uma reivindicação antiga da classe, além de estar proporcionando curso de pós-graduação para 7 mil professores. “A pós-graduação melhora o conhecimento e, consequentemente, a qualidade do ensino, além de permitir que o profissional possa subir na carreira”, completou.

Dilma em Manaus – Durante entrevista, o governador disse que aguarda para esta terça-feira a confirmação da vinda da presidenta Dilma Rousseff a Manaus para inaugurar a segunda etapa do Residencial Viver Melhor, em Santa Etelvina, zona norte. “As casas estão prontas e os contratos sendo assinados desde ontem com as pessoas que lá vão viver”.

Sobre a escola – Localizada na rua T8, s/n, bairro Compensa 3, a escola Eldah Biton conta com 3,1 mil alunos matriculados nas modalidades do ensino fundamental e médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

A reforma da estrutura, composta por 40 salas de aula consistiu na otimização dos ambientes, revitalizando os laboratórios de informática e ciências, que atenderão os estudantes com equipamentos de ponta, além da criação de banheiros adequados para pessoas com necessidades de natureza física e motora e estruturação da biblioteca que atenderá toda a comunidade. A grande novidade fica por conta da ampliação dos espaços desportivos, com a construção de uma pista de salto e atletismo, além de um campo de futebol para descoberta e incentivo de novos talentos locais.

A escola também contou com a reforma do auditório que possui capacidade para 300 pessoas, além da criação de refeitório com área de total integração e também adequação da cozinha com duplicação do espaço anterior, configurado exclusivamente para atender a demanda com uma ergonomia funcional.

Novo padrão estético – De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, todas as escolas seguirão o mesmo padrão de modernidade. “A escola Eldah Bitton é o exemplo de qualidade aplicada nas novas estruturas que estão sendo entregues na capital e interior. Com ambientes reformados, os alunos poderão contar com espaços mais agradáveis, que posteriormente devem atrair e motivar cada vez mais a comunidade para dentro da escola”, disse.

Segundo a diretora da escola, Ione Marília Bezerra, durante o período de reforma o calendário escolar foi respeitado.

“Mesmo com as obras em andamento no ano 2013, nossa escola teve um aumento de 1,88% no índice de aprovação, inclusive com um quantitativo baixíssimo de reprovação e abandono no ano letivo de 2013”, destacou.

A estrutura da escola, que já é referência no bairro, segue todos os padrões de segurança como monitoramento por câmeras de vigilância e acessibilidade, com rampas e passarelas previstas nas normas de acessibilidade da política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência. A escola estadual Eldha Bitton Telles da Rocha foi inaugurada no dia 29 de setembro de 1991.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.