Omar participa de homenagem no Corpo de Bombeiros

(Foto – Alex Pazuello / AGECOM)

Na noite desta terça-feira, 26 de novembro, o governador Omar Aziz realizou a entrega das chaves de 15 das 22 viaturas recém-adquiridas pelo Governo do Estado para o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

As chaves foram repassadas ao comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias dos Santos, durante a cerimônia da entrega da Medalha Dom Pedro II, evento comemorativo aos 137 anos da corporação, no qual Omar Aziz participou na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Codajás, 1.503, Petrópolis, zona sul.

“A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros têm diversas demandas e eles precisam estar equipados para que essas demandas sejam solucionadas o mais rápido possível. Além do sinistro, que é uma coisa que nos assusta muito, há outras coisas peculiares à nossa região que demandam o Corpo de Bombeiros. E eu espero que, com essas novas viaturas e com os novos bombeiros que estão fazendo o curso de formação, nós possamos dotar o Corpo de Bombeiros de uma melhor qualificação técnica e estrutural para que a gente possa atender esse serviço cada vez melhor”, disse Omar Aziz.

Em seu discurso, o governador parabenizou os combatentes do fogo pela data comemorativa. “Quem está de parabéns hoje são vocês, que são os verdadeiros heróis da sociedade amazonense e vocês sempre poderão contar comigo”, frisou Omar Aziz, destacando que concedeu tanto para o Corpo de Bombeiros quanto para a Polícia Militar o reajuste escalonado até 2015.

O coronel Dias agradeceu em nome da corporação as novas viaturas e o fato de o Governo do Estado estar ampliando a estrutura da corporação. Além das viaturas, o Corpo de Bombeiros receberá mais 150 hidrantes e terá quatro novos postos, localizados nos bairros Cidade Nova e Monte das Oliveiras, na zona norte; Shangrilá, na zona centro-sul; e Campos Elíseos, zona centro-oeste.

O governador Omar Aziz destacou que os investimentos visam melhorar as condições de atendimento, com a redução do tempo resposta nas chamadas de emergência e aumentar a eficiência dos Bombeiros. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição respeitada e conta com o respaldo da população e precisa estar bem equipado”, observou ele, ressaltando que no início de setembro foram convocados 426 aprovados no concurso da instituição, para o cargo de soldados, que estão fazendo curso de formação.

Apoio no combate ao incêndio – Além das 15 viaturas, cujas chaves foram entregues nesta terça-feira, 26 de novembro, pelo governador Omar Aziz, mais sete serão entregues em breve para o Corpo de Bombeiros. Entre as novas viaturas estão dois caminhões com capacidade para 15 mil litros de água, cada um, que vão proporcionar apoio no combate a incêndio; sete viaturas para intensificar os serviços de fiscalização das edificações em Manaus e na Região Metropolitana e seis unidades de resgate e prevenção, para atuarem durantes festejos, feriados, locais de grande concentração de público, prevenção e resgate nas estradas.

O Governo do Estado também adquiriu 150 novos hidrantes (50 já foram entregues), o que vai dobrar a infraestrutura existente hoje na cidade. De acordo com o coronel Dias, com apoio da Manaus Ambiental, foi feito um mapeamento de toda a cidade que revelou onde estão as áreas que precisam de hidrantes. Está sendo criado um sistema interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que indica onde estarão todos os hidrantes para a viatura que estiver na operação. O processo de implantação dos novos hidrantes está previsto para iniciar em janeiro do ano que vem.
O comandante também destaca que com a ampliação do quadro de bombeiros, que atualmente possui cerca de 500 combatentes, será possível reestruturar as equipes e aumentar o número de postos, de 14 para 18 e com isso fixar o tempo-resposta nas chamadas para no máximo 6 minutos para toda a cidade. Segundo ele, a média hoje é esta, mas há locais, como a Cidade Nova, onde não há posto de Bombeiros, em que o tempo de chegada dura entre 8 e 10 minutos. “Vamos aguardar a formação dos novos soldados do concurso para pormos em prática o plano de ampliação”.

Informatização – Também está em fase de implantação o Sistema de Informatização para o setor de serviços técnicos, com o objetivo de obter mais controle sob o licenciamento e vistoria das edificações. “A tragédia de Santa Maria (incêndio da Boate Kiss), nos mostrou a necessidade de reforçar as vistorias, por isso, estamos desenvolvendo um sistema de controle anual, que vai nos permitir acompanhar cada estabelecimento vistoriado na cidade”, disse o coronel.

Homenagens – A medalha Imperador Dom Pedro II, a mais alta comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, foi entregue a 17 personalidades civis e militares. A medalha destina-se a premiar os oficiais superiores do Corpo de Bombeiros que tenham prestado notáveis serviços à corporação e ao Estado, ao país ou se encontrem no exercício de missão da corporação; aos militares das Forças Armadas ou das demais forças auxiliares que, pelos serviços prestados, se tenham tornado merecedores de homenagem e aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que se tenham tornado credores de homenagem pelo Corpo de Bombeiros.

O governador Omar Aziz também autorizou a entrega de Medalha por Tempo de Serviço de 10, 20 e 30 anos para 32 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas.

Agraciados com a medalha Dom Pedro II:

1. Afonso Lobo Moraes Secretário de Estado da Fazenda.
2. Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto Prefeito do Município de Manaus.
3. Cel QOPM Francisco das Chagas Gomes Pereira Diretor Geral do IESP.
4. João Leonel de Britto Feitosa Diretor do Detran-AM.
5. Bernardino Cláudio de Albuquerque Presidente da Fundação de Vigilância Sanitária AM.
6. Alessandra Campelo da Silva Secretária de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.
7. Jorsenildo Dourado do Nascimento Juiz de Direito da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias.
8. TC QOPM Heriberto da Silva Corrêa Secretário Executivo da Casa Militar AM.
9. CEL CBMDF Júlio César dos Santos Comandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
10. CEL CBMMT Ociel Ortiz Elias Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso.
11. VICE-ALMIRANTE Domingos Sávio Almeida Nogueira – Comandante do 9º Distrito Naval.
12. CEL QOPM Josenário Baracho de Figueiredo Chefe de Gabinete do Governador.
13. TC QOBM Afonso Ramos Garcia Filho Subcomandante dos Bombeiros da Capital.
14. TC QOBM Jair Ruas Braga Diretor de Serviços Técnicos do CBMAM.
15. TC QOBM Carlos Alberto Freitas Tupinambá Diretor de Saúde do CBMAM.
16. TC QOBM Elenildo Rodrigues Farias Diretor de Recursos Humanos do CBMAM.
17. TC QOBM Bianor da Silva Corrêa Comandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente BIF-MA.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.