Omar diz que nomeação de delegados e defensores públicos vai beneficiar municípios do interior

(Foto: Chico Batata – Agecom)

Ao participar da aula inaugural do Curso de Formação para mais 97 delegados da Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira, dia 14 de outubro, no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o governador Omar Aziz disse que, com o reforço, vai poder mandar delegados a todos os municípios do interior, da mesma forma como deverá acontecer com a Defensoria Pública.

Nesta terça-feira (15), na sede do Governo do Amazonas, serão empossados 60 novos defensores, aprovados em concurso público.

Segundo Omar Aziz, com a nomeação dos novos delegados, recém-convocados do cadastro de reserva do último concurso da Polícia Civil, o número de delegados vai aumentar mais que o dobro. “Quando assumi o governo tinha 153 delegados.

No primeiro ano, nomeei 100 delegados e hoje iniciamos o treinamento de mais 97, ou seja, na minha gestão colocamos 197, mais do que dobramos. Agora, não tem desculpa para não mandar delegados para o interior”, disse.

O Curso de Formação, realizado pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amazonas (Iesp), segue até março de 2014, quando os novos delegados iniciam o trabalho na Polícia Civil, designados principalmente para o interior do Estado. Além de suprir uma carência existente, o reforço faz parte da estratégia de ampliação do programa Ronda no Bairro para o interior do Estado.

O governador ressaltou, ainda, que a ampliação do quadro de delegados significa maior celeridade e qualidade aos serviços da Polícia Civil, citando os inquéritos como exemplo. “Faço um apelo aqui para que, cada vez mais, possamos dar qualidade aos inquéritos policiais para que, mais tarde, o esforço de prender uma pessoa não seja colocado por água abaixo, porque tem uma filigrana no processo que dá uma brechinha para a Justiça soltar o cidadão que não merece conviver em sociedade”.

Em seu discurso, ainda no auditório da ALE-AM, Omar Aziz ressaltou os investimentos feitos em sua gestão em Segurança, quando o orçamento saiu de R$ 600 milhões em 2010 para mais de R$ 1 bilhão nos anos seguintes. “É por isso que estamos conseguindo fazer com que o policial entenda que o esforço que o povo amazonense está fazendo para que ele tenha equipamentos modernos e uma remuneração melhor, seja revestido em resultados. E estamos conseguindo, sim, reduzir os índices de criminalidade”.

Defensoria – Mais tarde, ao participar de cerimônia em comemoração ao aniversário de 63 anos do Tribunal de Contas do Estado (TEC-AM), na sede do órgão, onde também foi concedida a Medalha do Mérito de Contas a 14 personalidades, o governador voltou a falar sobre a satisfação de estar aumentando o quadro de delegados e defensores e ainda garantiu que deverá encaminhar mensagem a ALEA-AM para dar autonomia à Defensoria Pública. “Amanhã é a nomeação de 60 novos defensores públicos para que possamos chegar com a Justiça também àquelas pessoas mais carentes”, frisou.

O delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha, afirmou que os novos delegados irão atender à necessidade de 31 municípios e reforçar o quadro dos outros que possuem delegados. “Para a Polícia Civil, é de extrema importância a entrada desses novos profissionais, pois irão sanar a nossa carência de servidores. Assim a instituição poderá manter a sua política de atender, principalmente o interior do Estado, com delegados de carreira, oferecendo ao público um serviço de qualidade e que supra todas as necessidades do local”, disse o delegado geral, Josué Rocha.

O Curso de Formação de Delgados é composto por disciplinas que constam na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Durante o curso, os candidatos aprenderão aspectos da atividade policial como tiro, condução de inquéritos e termos circunstanciados de ocorrência, entre outros conteúdos.

Novos policiais militares e bombeiros – Além da convocação de delegados, o governador Omar Aziz autorizou, em setembro deste ano, a convocação de 600 candidatos classificados no cadastro de reserva do último concurso realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Também foram convocados 426 candidatos aprovados para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CMBAM), que devem iniciar em breve o Curso de Formação, com duração de quatro meses.

Os candidatos convocados pela PMAM têm até o dia 25 de outubro para a inspeção de saúde e entrega de exames no Comando Geral da Polícia Militar, localizado na rua Benjamin Constant s/n, Petrópolis, zona sul de Manaus. Dos 600 convocados, 555 irão preencher as vagas de alunos soldados e, 45, são para as vagas de alunos oficiais.

A lista dos convocados e as informações sobre a documentação exigida estão disponíveis no site: www.isaeamazonia.org.br , da Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), organizadora do certame. Conforme o chefe do Estado-Maior, coronel George Chaves, passada a etapa de entrega de exames de saúde, os candidatos serão submetidos a exame psicológico e Treinamento de Aptidão Física (TAF).

A incorporação dos candidatos ao efetivo policial do Amazonas está prevista após a conclusão do curso de formação desses profissionais. “Para os alunos soldados, a duração do curso é de seis meses. Já para os oficiais com bacharelado em Direito, o curso tem duração de um ano e meio e para os não bacharéis na área a duração é de três anos”, informou George.

O reforço no efetivo, com a incorporação de novos policiais, atende planejamento do Governo do Estado de ampliar o programa Ronda no Bairro para mais 12 municípios do interior até janeiro do ano que vem. O concurso da Polícia Militar do Amazonas foi realizado em abril de 2011 e, no início de 2013, teve sua validade prorrogada por mais dois anos, por determinação do governador Omar Aziz, após anunciar a expansão do programa Ronda no Bairro para o interior.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.