Omar destaca importância da qualificação profissional oferecida pelo Cetam há dez anos

O governador do Amazonas, Omar Aziz, destacou na noite desta segunda-feira, 22 de julho, a importância do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para a formação de mão de obra no Estado.

Omar Aziz falou durante o evento comemorativo aos dez anos da instituição, no Salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro. Ele disse que o Cetam caminha para encerrar o ano de 2013, quando completa uma década, com um milhão de vagas ofertadas em educação profissional e inclusão digital e mais de 670 mil pessoas beneficiadas.

“O Cetam conseguiu cumprir sua missão qualificando mão-de-obra para o Distrito Industrial, muitas vezes em áreas para as quais faltavam profissionais e também para outros segmentos na capital e no interior”, disse o governador, ressaltando que o Estado do Amazonas possui uma política de Educação na qual o Cetam está inserido, junto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “A educação é o melhor caminho para o desenvolvimento. Fico muito feliz quando chego ao interior e as pessoas me pedem duas coisas: curso do Cetam e um núcleo da UEA”, comentou.

O governador disse ainda que a sua administração focou as atividades do Cetam nas mulheres e na oferta de cursos no interior, conforme a necessidade e a vocação do município. Durante o evento, foi lançado o Selo Comemorativo aos dez anos do Cetam, por meio de uma parceria com os Correios.

Qualificação gratuita – Em dez anos, 673.732 pessoas foram beneficiadas em cursos gratuitos oferecidos pelo Cetam nos três níveis de atuação da instituição – 37.127 para Formação Técnica de Nível Médio, 385.220 para a Qualificação Profissional e 251.385 para cursos de Inclusão Digital. De acordo com a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, a meta para 2013 é a oferta de 180 mil vagas, por meio do programa Oportunidade & Renda.

Criado a partir de março de 2012, dentro da nova filosofia do Governo Omar Aziz para a geração de oportunidade e renda, o programa mudou o foco da Educação Profissional ofertada pelo Governo do Amazonas. Além da qualificação, os participantes dos cursos são encaminhados a uma vaga de emprego pela Secretaria Estadual de Trabalho (Setrab), ou, se profissional autônomo, ao financiamento de seu próprio negócio, via Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Os cursos de formação técnica do Cetam destinam-se às pessoas que concluíram o Ensino Médio e também àqueles que ainda o estão cursando, na forma concomitante, em todos os 62 municípios do Amazonas, em diversas especialidades. De 2004 até maio de 2013, foram formados 4.279 profissionais de nível médio, em Manaus, e 9.848 nas cidades do interior, totalizando 14.127 pessoas beneficiadas pelos cursos técnicos e de especialização técnica. Neste ano de 2013, cerca de 23 mil alunos ainda encontram-se em processo de formação, dos quais cerca de 85% vivem em municípios do interior do Estado.

Capital e interior – De 2004 até maio de 2013, o Cetam beneficiou 385.220 pessoas em todos os municípios do Amazonas, sendo 279.479 na capital e 105.741 no interior, em mais de 300 cursos de qualificação profissional distintos. O objetivo é ampliar as chances de empregabilidade ou de geração de renda às pessoas, por meio do trabalho autônomo.

Inclusão Digital – Os projetos de inclusão digital do Cetam são desenvolvidos com a oferta de 21 diferentes cursos de informática básica e avançada. Criado em 2005, até maio de 2013, o Cetam já ofertou 251.385 vagas, sendo 130.855 em Manaus e 120.530 nos municípios do interior do Estado.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.