Omar Aziz visita fábrica da Samsung e defende prorrogação da Zona Franca de Manaus

(Foto: Alex Pazuello – Agecom)

O governador Omar Aziz visitou, na manhã desta terça-feira, a fábrica da empresa de eletroeletrônicos Samsung, onde falou sobre a importância da prorrogação da Zona Franca de Manaus.

Durante a visita, ele destacou a importância de se investir em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias no Estado, para que o Polo Industrial de Manaus (PIM) reduza a dependência de tecnologia estrangeira.

Acompanhado de secretários de Estado e do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, do presidente da Samsung no Amazonas, Chun Jae Lee, e de executivos da empresa, o governador visitou as linhas de produção da fábrica, que atualmente emprega cerca de seis mil funcionários e tem como previsão fechar 2013 com a produção de 2,4 milhões de unidades de televisores e 12 milhões de aparelhos celulares, atendendo o mercado nacional.

Omar Aziz afirmou que todo o país precisa saber o que se produz em Manaus e a importância dessa produção para a economia local. “A minha vinda hoje aqui não é à toa, mas para que a gente possa mostrar a importância da Zona Franca para a sobrevivência de Manaus. De 2010 para cá a Samsung aumentou em quatro mil empregos. Então são quatro mil famílias a mais beneficiadas”, frisou.

O governador disse acreditar no compromisso para prorrogação da Zona Franca de Manaus firmado pela presidenta Dilma Rousseff com o Amazonas e afirmou que a bancada de parlamentares do Estado tem trabalhado na negociação da aprovação da prorrogação, mesmo a despeito do Amazonas ter uma desvantagem numérica em relação a outras bancadas, como a de São Paulo. Ele disse ainda acreditar que até a próxima semana a situação seja resolvida, com um resultado positivo para o Estado.

Como diferencial da Zona Franca, Omar Aziz ressaltou a qualidade tecnológica dos produtos produzidos em Manaus e os investimentos feitos pelas empresas que acreditam no Polo Industrial de Manaus. “Ninguém investe R$ 400 milhões como a Samsung fez pensando em ficar só dez anos. Para que uma indústria se consolide ela precisa de muito tempo, então nós estamos a dez anos de encerrar esse prazo. Por isso a importância da prorrogação para 2073”.

De acordo com o governador, a prorrogação vai atrair novos investimentos para a cidade, além de manter o Polo Industrial, que, para ele, não é importante apenas para a economia local, mas para a economia brasileira, uma vez que muitas empresas aguardam a definição da situação para se instalar ou ampliar a produção. Outra vantagem da prorrogação, apontou Omar Aziz, é a continuidade da contribuição do atual modelo econômico para o meio ambiente, com a preservação da floresta amazônica.

Pesquisa e Desenvolvimento – Durante visita à Samsung, o governador Omar Aziz destacou o investimento que a multinacional tem feito em pesquisa e desenvolvimento que, somente em 2013, é da ordem de R$ 300 milhões. A empresa vem trabalhando em um parque de desenvolvimento de tecnologia, além de projetos para a qualificação de mão de obra, que serão executados em parceria com Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

O presidente da Samsung, Chun Jae Lee, garantiu ao governador que a empresa investirá na implantação de uma escola totalmente digital, na qual alunos e professores utilizarão apenas tablets nas salas de aula. O assunto será tratado entre a empresa e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para Omar Aziz, o investimento em pesquisa e desenvolvimento é essencial para que a indústria local alcance maior competitividade, principalmente em relação a outros centros industriais especializados em bens de informática do país.

“Nós temos que ter tecnologia própria e hoje temos 60 mil jovens estudando em outros países e que devem voltar para o Brasil para produzir o que nós queremos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.