
Na competição, o esquiador Lucas alcançou o tempo total de 2min25s no slalom gigante masculino
Itália –O Brasil escreveu um capítulo histórico nos Jogos Olímpicos de Inverno. O esquiador Lucas Pinheiro Braathen, 25, conquistou a primeira medalha de ouro do país na competição ao alcançar o tempo total de 2min25s no slalom gigante masculino.
Na primeira bateria, Lucas foi o primeiro atleta a encarar a pista e aproveitou as melhores condições da neve para registrar 1min13s92 — único tempo abaixo de 1min14s entre os 81 competidores. A marca o colocou na liderança, com 0s95 de vantagem sobre o suíço Marco Odermatt.
O também brasileiro Giovanni Ongaro terminou a primeira descida na 35ª colocação, com 1min19s95.
Na descida decisiva, Lucas manteve o alto nível e marcou 1min11s08, consolidando o somatório de 2min25s. O brasileiro assumiu novamente a ponta da prova e segue aguardando os demais competidores completarem suas descidas.
Apesar de ainda haver atletas na pista, os próximos participantes têm tempos e rankings inferiores, o que torna muito provável a permanência de Lucas na liderança e a confirmação da medalha histórica.
Filho de mãe brasileira e pai norueguês, Lucas nasceu em Oslo, mas cresceu dividido entre a Noruega e o interior de São Paulo.
Após divergências com a federação norueguesa, Lucas anunciou aposentadoria em 2023 por conta de autonomia e direitos de imagem.
Meses depois, surpreendeu ao voltar ao circuito defendendo o Brasil
amazonianarede
Da Redação Portal d24am



