O tão esperado legado

25-04osnyOsny Araújo*

A bola, a grande rainha da copa em todas as regiões do país e é reverenciada por milhares de súditos intercontinentais nas 12 arenas onde os jogos estão sendo realizados, inclusive Manaus.
A bola está rolando desde o dia 12, mas, já podemos pontuar alguns legados que este grandioso evento esportivo deixará para o Brasil e seu povo.

É verdade na preparação desse grande evento, sonhado por todos os países do planeta, o Brasil gastou alguns bilhões de reais na preparação das sedes, nas construções das modernas arenas, da infraestrutura, envolvendo portos, aeroporto, rodoviários, transporte coletivo, segurança pública e tantas outras coisas, as os resultados positivos certamente aparecerão e ficarão para o Brasil e os brasileiros.

As manifestações que ocorreram no Brasil antes da abertura do evento ainda ocorrem alguns lampejos em determinadas sedes dos jogos, promovidas por movimento sociais, com o envolvimento de políticos e de bandidos infiltrados para provocar desordens e mandar para o mundo uma imagem negativa do nosso país, não surtiram efeitos e a prova disso é que a competição está um grande sucesso com uma grande participação popular que comemora o fato.

No Brasil estão milhares de turistas de todas as partes do mundo e o melhor, estão sendo bem recebidos, admirando a alegria do nosso povo, vendo as nossas belezas, apreciando a nossa cultura e interagindo com o nosso povo e por isso estão alegres e felizes da visa com essa vista ao Brasil tropical, terra de sol, mar, rios, florestas e de uma flora a fauna muito ricas e diversificadas, além de uma culinária saborosa.

E o tão falado legado. Pois bem. Vamos lá. Legado são os benefícios que ficarão por aqui, logo eles não parirão nas malas dos turistas. Serão nossos para sempre. Nesse particular, no meu entendimento o maior deles é a espetacular exposição brasileira feita pela mídia para o mundo que está com o olhar vidrado para o nosso Brasil e Manaus está sem nenhuma duvida nesse foco.

Esse é um ponto. Também é verdade, que nem tudo o que foi prometido em obras aconteceu. Mas algumas coisas surgiram. Nas cidades onde estão sendo realizados jogos, os aeroportos foram modernizados, o mesmo ocorreu com as rodoviárias, foram registradas algumas poucas melhorias na mobilidade urbana, nos equipamentos de segurança, ou seja, na infraestrutura de um modo geral. A verdade é que a Copa apressou um pouco essas obras e certamente outras que já estão programadas virão, com certeza.

No Amazonas, o governo do Estado tem feito a sua parte e na capital, o prefeito Arthur Neto, determinou a modernização da Ponta Negra, onde está acontecendo o FIFA Fan Fest, melhorou a urbanização da cidade, As ruas do sistema viário foram melhoradas, o centro com muito sacrifício está sendo ordenado e com isso a nossa cidade vai ficando mais bonita e se nenhuma dúvida agradando aos turistas.

Nas ruas dá para notar a satisfação dos gringos com a nossa cidade e certamente as boas informações serão levadas com eles para os seus países de origem e isso pode ser considerado também como um legado, apesar de algumas pessoas discriminadoras e preconceituosas, como o ex- craque da Seleção Brasileira Belleti, hoje comentarista do SporTV e o palhaço…..Madureira, ex-Casseta e Planeta, de maneira estúpida e grosseria fez duraras críticas a Copa em Manaus, como se não fossemos Brasil.
Tudo bem, as estúpidas críticas não afetaram a boa e competente Copa que Manaus está realizando isso também poderá ficar na conta do legado, porque certamente outros grandes eventos num futuro próximo, serão programados e chegarão a Manaus.

Não tenho dúvidas, que a partir da Copa o turismo será alavancado de forma extraordinária, pelas nossas características regionais, nossa biodiversidade, cultura, culinária, a boa maneira de receber e porque não dizer o calor climático e humano de Manaus.

Se existe um legado da Copa além das obras feitas, serão as que virão a seguir e o se Hexa vier como se espera, aí as dimensões desse legado serão ainda maiores. A verdade é que a partir da Copa o mundo conhece muito mais do Brasil e consequentemente do Amazonas particularmente de Manaus. Viva a Copa . Rumo ao Hexa Brasilllll.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: [email protected] – [email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.