O que você imagina quando lê cefaleia tensional?

Wagner Rodrigo Lacouth de Araújo *

Dr. Wagner Rodrigo Lacouth de Araújo
Dr. Wagner Rodrigo Lacouth de Araújo

Se imagina que é uma cefaleia e tem uma ligação direta com a parte emocional da pessoa. O que não posso dizer que não ha ligação. Porém, a cefaleia tensional e causada por uma contração exagerada e mantida do grupo muscular da região do pescoço, ombro, face e coro cabeludo,formando pontos de tensão na região do trapézio.É a dor de cabeça mais comum que existe, mas por não ser incapacitante acaba passando sem darmos tanta atenção a ela.

Já existem estudos que dizem que quando essa dor de cabeça tensional é muito intensa e de caráter crônico, são decorrentes de anomalias bioquímicas de áreas do cérebro envolvendo o sistema analgésico do próprio cérebro.

Esse sistema produz endorfinas e é inervado por neurônios que utilizam a serotonina como neurotransmissor químico. A deficiência de serotonina levaria à hipofunção desse sistema analgésico e o paciente apresentaria esta dor de cabeça. Podemos ter dois tipos de cefaleia tensional: a que acontece em episódios e a crônica.

As dores de cabeça do tipo tensional episódicas são extremamente comuns, moderadas e geralmente não incapacitam o paciente. Porém, assumem caráter problemático e incômodo quando passam a ocorrer mais de 15 dias por mês, configurando o caráter crônico, são dores que vão da base do crânio até a face, como se tivesse inicio na parte do occipital.

As dores de cabeça do tipo tensional episódicas acometem 87% da população geral, segundo estudo feito na Dinamarca. Há estudos epidemiológicos que atestam a prevalência dessas dores de cabeça em 84% das mulheres e em 67% dos homens.
Já a dor crônica e vista em apenas 3% da população mundial.

Como reconhecer a dor de cabeça do tipo tensional?

A dor de cabeça do tipo tensional geralmente se caracteriza da seguinte forma:
Em peso ou pressão ou aperto, muitas vezes simulando uma faixa ou capacete apertado em volta da cabeça;

Habitualmente localizadas na fronte e/ou na nuca e topo da cabeça;
De intensidade leve a moderada, não impedindo as atividades rotineiras diárias;
Não é raro essa dor melhora com atividade física ou relaxamento;

Normalmente não há sintomas associados e alguns pacientes podem se queixar de intolerância, durante a dor, a ruídos mais intensos (fonofobia);

A dor pode durar de horas a até sete dias;
Frequência pode variar muito, com pacientes apresentando dor menos de uma vez por mês, enquanto outros, mais de 15 dias em cada 30 (forma crônica).

O que fazer pra melhorar sua cefaleia tensional?

Existem muitas formas de tratar a cefaleia tensional, o ideal seria tentar identificar o motivo pelo qual o paciente está tendo essa sobrecarga na tensão da musculatura desse complexo, conseguindo identificar isso, Ex: bloqueio de occipital; primeira costela anterior, contratura de romboide, bloqueio na ATM. Assim podendo fazer o reequilíbrio correto pra ter uma melhora satisfatória e não momentânea.

Uma técnica poderosa pra alivio das cefaleias tensionais e a terapia craniana ou terapia craniosacral, é feito a liberação da região do crânio e da região do sacro e suas adjacências proporcionando uma melhora rápida ao paciente.

* o dr wagner rodrigo lacouth de araújo é  osteopata, com vários cursos de especialização.

os artigos assianados, não refletem a opinião do site e são de inteira responsabilidade de seus autores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.