O que é o Elevador da Glória, bondinho que sofreu trágico acidente em Lisboa

Bondinho em lisboa d24am 1024x576
(Foto: Reprodução/X) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/mundo/o-que-e-o-elevador-da-gloria-bondinho-que-sofreu-tragico-acidente-em-lisboa/

Oficialmente chamado de Ascensor da Glória, bondinho é símbolo da capital portuguesa e atrai milhares de turistas

Lisboa- O descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, deixou ao menos 15 mortos e 18 feridos nesta quarta-feira (3). O acidente ocorreu às 18h05, horário local, perto da Avenida da Liberdade, uma das principais da capital portuguesa.

O bondinho, oficialmente chamado de Ascensor da Glória, é um dos símbolos de Lisboa e liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. O trajeto de 275 metros, feito em cerca de três minutos, leva turistas e moradores da parte baixa da cidade até o Miradouro de São Pedro de Alcântara, ponto que oferece vista para o Castelo de São Jorge.

Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória é operado pela empresa Carris. Atualmente há duas unidades em funcionamento, cada uma com capacidade para 22 pessoas sentadas e 20 em pé. No verão europeu, o bondinho costuma receber grande número de visitantes estrangeiros.

Após o acidente, a Carris informou em comunicado que cumpre programas de manutenção diária, semanal e mensal e que abriu um inquérito em conjunto com as autoridades para apurar as causas do descarrilamento. O presidente da empresa, Pedro Bogas, declarou que “temos protocolos rigorosos, excelentes profissionais há muitos anos, e precisamos entender o que aconteceu”.

O jornal português Público noticiou que a principal hipótese para o descarrilamento é o rompimento de um cabo de segurança. Em 2018, o mesmo elevador já havia descarrilado, mas sem deixar vítimas.

O governo português afirmou que a prioridade imediata é o socorro às vítimas e que as investigações serão conduzidas “no devido tempo”. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar esclarecimentos rápidos sobre as causas do acidente. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, publicou mensagem nas redes sociais afirmando que recebeu a notícia “com tristeza” e enviou condolências às famílias das vítimas.

Além do Elevador da Glória, Lisboa possui outros funiculares históricos, como o Ascensor do Lavra e o Ascensor da Bica, também administrados pela Carris. A empresa é responsável ainda pelo Elevador de Santa Justa, outro ponto turístico da cidade.

amazonianarede
Do R7 Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.