Manaus – O prazo está afunilando e ainda tem milhares de amazonenses que ainda não apresentaram as declarações do Imposto de Renda à Receita Federal. Faltando menos de duas semanas para o encerramento do prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2015, apenas 52,36% dos contribuintes do Amazonas encaminharam os dados para Receita Federal.
De acordo com o órgão, até as 16h desta segunda-feira (20), 167.227 declarações foram entregues no Amazonas. Mais de 47% dos contribuintes ainda devem enviar as informações. Receita espera somar o total de 319 mil declarações no estado.
Na 2ª Região Fiscal, que engloba os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, 652.810 contribuintes cumpriram a obrigação com o fisco até esta segunda.
Segundo a Receita Federal, o sistema para envio de informações funciona de forma ininterrupta, inclusive aos feriados. O prazo termina às 22h59 (23h59) do dia 30 de abril. A multa por atraso na entrega será de 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é de R$165,74.
De acordo com informações da Receita Federal, os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Os valores para os contribuintes que tiverem direito à restituição começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes.
Amazonianarede-RF