Novos portos no interior auxiliam no escoamento da produção no AM

25-05portoManaus – A maior parte de tudo o que chega e sai das cidades do interior do Amazonas passa pelos rios da região, por isso a inauguração de terminais hidroviários tem impactado positivamente na vida das populações de municípios que receberam novos portos, construídos pelos Governos do Estado e Federal. Treze cidades ganharam novos portos nos últimos quatro anos. A previsão é que até o fim de 2014 outros 10 portos sejam inaugurados, totalizando 23 novos terminais.

Com investimento total de R$ 261.609.602,52, resultado de convênio entre o Governo do Estado e Governo Federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o interior vem conseguindo melhorar o deslocamento de passageiros e, principalmente, alavancar a produção rural, base econômica da maioria das cidades amazonenses.

As obras são executadas por equipes da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e segundo o governador do Amazonas, José Melo, elas melhoram diariamente a vida das pessoas. “Nosso interior tem condições de se desenvolver ainda mais com uma infraestrutura que permita facilidade ao escoamento da produção. Ganha o produtor, ganha o consumidor. É por isso que obras como essa melhoram a vida de todos”, enfatizou Melo.

O trabalho dos produtores da cidade de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus) ganhou impulso depois que o porto passou a funcionar. De acordo com presidente da Cooperativa Mista de Produtores de Açaí e Frutas Regionais do Município de Codajás, José Vieira de Oliveira, antes os produtores que saem da zona rural para a cidade não tinham local adequado para descarregar a produção e ainda precisavam carregar sacas nas costas.

Agora o caminhão da cooperativa espera no porto. Quando os produtores e os canoeiros chegam, eles já descarregam tudo e o caminhão faz o transporte da produção para a fábrica de açaí. Antes, muitos produtores carregavam vinte, até trinta sacas nas costas. O Governo está de parabéns. Essa obra melhorou nosso trabalho, está muito melhor”, destacou José Vieira.

A Cooperativa conta com quase 70 associados e a produção do açaí, somente dos cooperados, chega a 336 toneladas por ano, já que eles utilizam sistemas de resfriamento e congelamento das polpas. A produção média anual de açaí em Codajás chega a aproximadamente mil tonelada por ano.

Com informações da Sepror

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.