Novo diretor do Ctara aposta em parceria com a Ufam para melhorar a preparação dos atletas locais

24-07ctaraManaus – Há uma semana à frente do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), vinculado à Fundação Vila Olímpica (FVO), o professor Paulo César Antony apresentou, nesta quinta-feira, 24 de julho, como uma das propostas de trabalho, uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A ideia é utilizar a estrutura científica desenvolvida na faculdade de Educação Física da instituição a fim de melhorar a triagem e o desempenho dos atletas locais.

Segundo o novo diretor do Ctara, a proposta é utilizar o laboratório de Fisiologia do Esforço para medir a capacidade física de cada atleta e, a partir desse mapa, estabelecer o melhor treinamento para o mesmo. “A Faculdade de Educação Física tem equipamentos e profissionais que podem fazer esse levantamento científico de cada atleta nosso. Com o mapa de força bruta, força fina, destreza e capacidade pulmonar identificada, nós temos condições de saber se aquele atleta tem capacidade física para determinada modalidade e também estabelecer qual melhor estratégia de treinamento para ele”, explicou Antony.

A futura parceria entre o Ctara e a Ufam foi mencionada durante a solenidade de apresentação oficial de Antony como o novo diretor do Ctara. A solenidade, que foi realizada no auditório da FVO, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, teve a participação do titular da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Antônio Ditzel, que elogiou a iniciativa do novo diretor no sentido de buscar parceria externas em prol de ampliar a estrutura de preparação dos atletas do Ctara.

“Acredito que Antony é a pessoa mais qualificada para conduzir esse projeto do Governo do Amazonas que é o Ctara. Esportista nato, ele saberá buscar os caminhos corretos para elevar a qualidade da preparação dos nossos atletas”, disse Ditzel.

Estrutura do Ctara – Em paralelo à utilização da estrutura da Ufam, os atletas do Ctara contam com uma estrutura multidisciplinar montada na Fundação Vila Olímpica (FVO). Atualmente, o Ctara apresenta clínicas com sete modalidades: atletismo, boxe, ginástica rítmica, judô, tênis de mesa e tiro com arco. Todas essas modalidades têm assistência de uma equipe de médico do esporte, técnico científico, psicólogo do esporte, fisioterapeuta, nutricionista, massoterapeuta e preparador físico.

Fundado há dez anos, o Ctara conta atualmente com 128 atletas. A proposta do Ctara é recrutar, capacitar e atualizar atletas e paratletas sob a ótica do conhecimento científico conforme a modalidade do atleta em todas as suas fases.

Foto: Roberto Carlos/Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.