Novenário terá distribuição de mudas para estimular uma cidade mais verde

Por uma cidade mais verde, mudas serão distribuídas durante o novenário
Por uma cidade mais verde, mudas serão distribuídas durante o novenário
Por uma cidade mais verde, mudas serão distribuídas durante o novenário

Manaus, AM – tradicional novenário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que será aberto oficialmente neste domingo, 29, às 7h30, na Catedral Metropolitana de Manaus, com missa celebrada pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, contará com um ingrediente extra: mudas de plantas ornamentais e frutíferas serão distribuídas aos fiéis para incentivá-los a participar do grande movimento em favor de uma cidade mais verde, encampado pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com participação da sociedade civil.

Aproximadamente 300 mudas de plantas produzidas pelo Programa Manaus Verde e Viva estarão disponíveis para doação ao público. “A prefeitura vem realizando um trabalho intenso de distribuição de mudas, em toda a cidade, por acreditar que o envolvimento da população é fundamental para ampliar os índices de arborização. Com o apoio de movimentos sociais, acreditamos que poderemos promover o incremento da cobertura vegetal da nossa área urbana, seja nas áreas públicas seja nos quintais das residências”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

De janeiro de 2013 a setembro deste ano, a Semmas já distribuiu 283,5 mil mudas em todas as zonas da cidade, como parte da estratégia do Programa Manaus Verde e Viva. Com isso, é possível intensificar o plantio de espécies, principalmente frutíferas e ornamentais. As espécies arbóreas são destinadas à arborização urbana, com plantio em canteiros centrais, passeios públicos, praças e logradouros públicos.  As mudas são produzidas no Viveiro Municipal instalado, provisoriamente, em área cedida pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).

Mobilização mundialA celebração de abertura do novenário de Nossa Senhora da Conceiçção será voltada a temas ambientais defendidos pelo Papa Francisco na Enciclica Laudato Laudato Si, aproveitando que nesse mesmo dia haverá a Mobilização Mundial pelo Clima, que tem por objetivo pressionar os líderes mundiais a adotar medidas mais ambiciosas no combate ao aumento da temperatura global.

A mobilização acontece dias antes da 21ª Conferência Pelo Clima (COP21), em Paris, que pretende costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e, em consequência, limitando o aumento da temperatura global em 2 graus Celsius até 2100.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, já aderiu ao Compacto de Prefeitos, a maior coalização global de líderes locais comprometidos em reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), com projetos e programas voltados a esse fim.

Amazonianasrede/Semmas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.