
Presidente Donald Trump divulgou nesta quarta-feira novas taxas sobre a importação de produtos de 185 países e blocos comerciais
Estados Unidos – O novo pacote de tarifas comerciais recíprocas sobre diversos países anunciado nesta quarta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entra em vigor no próximo sábado (5). Segundo a ordem executiva assinada pelo presidente, os EUA vão fixar uma alíquota mínima de 10% sobre importações de todos os países. No entanto, nações que aplicam tarifas consideradas “elevadas” contra produtos norte-americanos enfrentarão taxas ainda maiores.
O imposto mínimo extra de 10% começa a valer a partir da meia-noite do dia 5, horário da costa leste dos EUA. Produtos que já estiverem em trânsito antes desse horário, contudo, não pagarão essa taxa.
A ordem executiva assinada por Trump também diz que as tarifas específicas de cada país, além da taxa mínima de 10%, serão cobradas a partir da próxima quarta-feira (9). Segundo a Casa Branca, essas novas tarifas são adicionais a outras taxas, impostos e encargos que já existem.
Produtos provenientes de países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Panamá, Paraguai, Reino Unido, Turquia, Ucrânia e Uruguai receberão a tarifa mínima de 10%.
As tarifas recíprocas para a China serão de 34%, enquanto os produtos da União Europeia serão taxados em 20%.
Para o Japão, Coreia do Sul e Índia, as sobretaxas serão de 24%, 25% e 26%, respectivamente. Importações da Suíça terão uma tarifa de 31%, enquanto os produtos da Venezuela serão taxados em 15%.
amazonianarede
Do R7 Portal d24am