
Manaus – Nos primeiros dois meses do ano, o serviço de mutirão de limpeza da Prefeitura de Manaus já retirou 21,4 mil toneladas de resíduos dos bairros da cidade, o que representa 467 toneladas de lixo por dia. Mais de 20 localidades, entre pontos de lixeira viciada, conjuntos e bairros já foram atendidos.
Desde a quinta-feira, 25, os trabalhos estão sendo realizados no bairro Nova República, zona Sul, onde as equipes estão executando serviços de capinação, varrição, jardinagem, limpeza de igarapés, coleta de entulhos e retirada de lixo pesado que os carros coletores não podem transportar.
O mutirão de limpeza, coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) mobiliza mais de 120 trabalhadores e deve se estender pela próxima semana.
Desde o começo deste ano, os mutirões já passaram pelo conjunto Renato Souza Pinto I, Renato Souza Pinto II, Comunidade da “Baixada Fluminense” e Campo Dourado, todos na Cidade Nova (Zona Norte) e ainda Praça 14 (Zona Sul), Novo Reino (Zona Leste), Comunidade do Portalzinho, Lírio do vale e Conjunto Augusto Montenegro (Zona Oeste).
A Prefeitura de Manaus está intensificando essa atividade também como parte das ações de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor das doenças dengue, febre chikungunya e zika. O bairro Nova República tem aproximadamente 7,6 mil moradores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Amazonianarede-Semcom