Nova organização indígena é criada em Rio Preto da Eva com apoio da Seind

Com apio da Seind nasce em Rio Preto uma nova organização indígena
Com apio da  Seind nasce em Rio Preto uma nova organização indígena
Com apio da Seind nasce em Rio Preto uma nova organização indígena

Rio Preto da Eva, AM – A Associação Indígena União das Águias de Rio Preto da Eva (Aiuarpe) é a mais nova organização indígena criada no interior do Estado, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros.

A entidade nasce com o objetivo de adquirir benefícios nas áreas de saúde, educação, lazer e desenvolvimento sustentável, para aproximadamente 53 famílias, numa localidade em que a agricultura familiar é um dos pontos fortes.

Produtos como a banana in natura, por exemplo, já fazem parte da merenda escolar e são adquiridas pela prefeitura de Rio Preto da Eva (a 80 quilômetros de Manaus), junto aos próprios indígenas.

A Aiuarpe abrange 17 famílias do povo Marubo, que moram há quase 14 anos no município, e por outros indígenas dos povos Kokama, Kulina, Sateré-Mawé, Mura e Mayoruna. Boa parte dessas pessoas fazia parte da Associação Beija-Flor, que também trabalha em sintonia com a Seind e outras instituições, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

“Em sua missão de formular e promover políticas públicas, a secretaria tem procurado prestar apoio às organizações indígenas e, também estamos à disposição da Aiuarpe, para a elaboração de projetos que possam beneficiar as comunidades envolvidas”, informou o secretário adjunto da Seind, Amarildo Maciel Munduruku, que esteve em Rio Preto da Eva no último fim de semana, para acompanhar a cerimônia de posse da diretoria executiva e do conselho fiscal da Aiuarpe.

A nova entidade tem como presidente, a marubo Ingleissiane Leandro da Costa; e como vice-presidente, Raimundo Nonato Sateré. A equipe tem ainda Karina Kokama, como primeira secretária; e Renato Ribeiro de Souza, como tesoureiro.

“A Seind tem nos apoiado desde o princípio e prestou apoio jurídico para que fosse feita a constituição da associação. Nossa parceria está bem afinada”, frisou o líder indígena, Iranir Marubo, 41.

Sede própria

 A Aiuarpe fica na rodovia AM-010, quilômetro 105, no ramal ZF-09C (quilômetro 4). Durante a posse, a presidente Ingleissiane Marubo destacou o plano de ação para os próximos três anos. Uma das prioridades é a construção de uma sede e um posto de saúde indígena na comunidade.

A Prefeitura fez o melhoramento do ramal em 2014, e já está em fase de licitação a construção de uma escola municipal na ZF 09.

Amazonianarede-Agecom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.