Nova eleição e um velho problema: a sujeira eleitoral

05-10sujookManaus – Por mais que o Tribunal Regional Eleitoral, aliado à órgãos de proteção ambiental, tenha endurecido e transformado em crime ambiental o “derrame” de santinhos de candidatos, a cidade foi coberta por este material no domingo de votação.

Todos os locais de votação tiveram as ruas cobertas pela propaganda ilegal que, mais tarde irá se transformar num problema para os moradores, vez que com as chuvas todo esse lixo vai para os bueiros e causará entupimentos provocando alagações.

Lixo por encomenda

Um cabo eleitoral, que preferiu não se identificar por motivos óbvios, confessou à reportagem que os próprios candidatos dão a ordem para que o material seja jogado próximo aos locais de votação: “é mais do comum, é uma questão de estratégia deles. Os candidatos fazem isso porque imaginam que muitos eleitores vão votar sem sequer saber o número do candidato. Eles acreditam que com isso o eleitor vendo o santinho com o número acaba votando neles. É uma tentativa de conseguir mais votos, disse.

TRE faz fiscalização

Desde cedo, equipes do tribunal regional do amazonas (tre-am) recolheram panfletos e santinhos espalhados nas ruas de Manaus neste domingo (5) de eleição no país. eles estão concentrados principalmente próximo aos locais de votação. a justiça eleitoral deverá notificar candidatos responsáveis pelo lixo eleitoral.

Conforme a regra, qualquer tipo de propaganda eleitoral poderia ser feita somente até às 22h do sábado (4).
De acordo com a presidente do TRE-AM, desembargadora Socorro Guedes, a ação contou com o apoio da procuradoria regional eleitoral, além de representantes da vara do meio ambiente. as equipes utilizaram um helicóptero para sobrevoar a cidade para averiguar a situação.

Amazonianarede – Sérgio Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.