Amazonas – Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 8 de março –, as servidoras do Edifício Arnoldo Péres, sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foram recepcionadas pela banda do Exército Brasileiro, como forma de homenagear cada mulher que batalha e luta pelos seus direitos e conquista seu espaço diariamente.
A presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, fez questão de salientar que a data deve ser celebrada com muita alegria, mas também com bastante consciência social. “Não podemos esquecer que a cada uma hora, 13 mulheres são agredidas ou assassinadas em todo o Brasil. Toda semana, a Vara Maria da Penha conta com 50 e 60 flagrantes. Foi preciso a criação de uma lei para que as mulheres se sentissem parcialmente seguras. Não podemos mais tolerar tais atitudes. É tempo de dar um basta”, declarou.
Além disso, a desembargadora-presidente pediu o reconhecimento das mulheres que trabalham em casa, cuidando da família. “Ela faz um trabalho merecedor de muitos aplausos. E é justamente por isso que todo o mundo deve dar valor às mulheres. Faça o real conhecimento de seu papel na sociedade. Queremos estar ao lado dos homens, ter respeito pela inteligência feminina. Pendor de beleza não faz mulher passar em concurso, mas sim a inteligência. Então, é este pendor que queremos que seja reconhecido”, finalizou.
Logo em seguida, às 10h, a médica ginecologista Mônica Bandeira de Melo apresentou a palestra com o tema “Prevenção do Câncer Uterino”, esclarecendo dúvidas e alertando para o perigo de uma das doenças que mais acomete as mulheres em todo o mundo. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo José Jesus Ferreira Lopes.
Programaçao
Nesta quarta-feira, dia 9, às 8h30, a pastora Ana Lúcia Ferreira Câmara apresenta a palestra “E Deus Me Fez Mulher”, também no auditório do Centro Administrativo José Jesus Ferreira Lopes. Já no dia 11, às 8h30, a secretaria executiva de políticas públicas para a mulher, Keyth Fabíola Bentes, apresenta no auditório do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Educandos), a palestra “Viver Sem Violência, Um Direito de Toda Mulher”.
Saúde
Até o dia 11 março, das 8h às 14h, o setor médico do Fórum Ministro Henoch Reis (5º andar) receberá mulheres que queiram participar de técnicas de relaxamento em grupo. O agendamento deve ser feito por meio do (92) 3303-5022. E até 18 de março, das 8h às 14h, o setor médico do fórum Henoch Reis realizará a coleta de material para o exame de Papanicolau, aferição de pressão arterial e orientação nutricional e saúde da mulher.
Amazonianarede-\Ascom/Tjam