No Acre, Corpo de Bombeiros atende cerca de 30 chamadas por dia

O aumento no número de queimadas rurais e urbanas é visível por meio da fumaça que cobre o céu da capital. O índice cresceu principalmente na última semana, o que vem gerando uma média de 30 chamadas diárias ao Corpo de Bombeiros, via Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp).

O dado em relação à quantidade é fornecido pelo sargento BM Gercinilton Alves de Nazaré.

“Muitas pessoas se incomodam com a fumaça e denunciam a queima de entulhos, feita pelos vizinhos. Há casos em que o Corpo de Bombeiros apaga o incêndio e no dia seguinte a pessoa ateia fogo de novo no mesmo terreno porque não achou que ficou limpo”, explana o sargento. Segundo ele, os incêndios estão acontecendo tanto na zona rural quanto urbana, incluindo as queimas acidentais nas margens de estradas.

“A gente orienta que as pessoas evitem queimar entulhos em quintais e terrenos baldios. Nesse período, a seca intensa, a baixa umidade relativa do ar e os ventos fortes se tornam combustíveis potentes para espalhar as fagulhas do fogo e gerar incêndios de grandes proporções. Além disso, temos o risco maior de contaminação de doenças respiratórias e viroses entre a população”, disse.

(Reportagem: Val Sales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.