
Manaus,AM – – Sob calor de 33 °C e umidade de 50%, segundo informação oficial do Comitê Rio 2016, Suécia e Nigéria fizeram um jogo equilibrado, neste domingo, na Arena da Amazônia, mas com mais chances claras de gol para os africanos, que venceram por 1 a 0, chegaram aos seis pontos, e se classificaram à segunda fase do Torneio Olímpico de Futebol, com uma rodada de antecedência.
Garantidos na primeira colocação, os nigerianos apenas cumprirão tabela diante da Colômbia, na quarta-feira, em São Paulo. Já os suecos buscarão a classificação diante do Japão, no mesmo dia, em Salvador (BA).
Todos os lances claros de gol, na primeira etapa da partida que abriu a rodada dupla, foram da Nigéria. Primeiro, aos nove minutos, Umar, Ezekiel e Mikel ficaram frente a frente com o goleiro Linde, no mesmo lance, mas nenhum deles conseguiu abrir o placar, graças às intervenções de linde e da zaga, que desviou o terceiro chute da sequência para a linha de fundo.
Depois a partida ficou mais equilibrada e as oportunidades só voltaram a surgir aos 35 minutos. Primeiro com um dos artilheiros da Arena da Amazônia, Etebo, autor de quatro gols no jogo passado, contra o Japão. Livre de marcação, ele cabeçeou a bola para fora, após cruzamento de Ezekiel.
No minuto seguinte, foi a vez de Muhammed receber cruzamento de Azubuike e cabecear em cima do goleiro Linde. Aos 37, o lateral sueco Lundqvist quase faz gol contra, ao tentar cortar cruzamento e a bola foi na rede, pelo lado de fora. Mais dois minutos se passaram e, de tanto insistir na jogada aérea, os nigerianos abriram o placar com uma cabeçada certeira de Umar, após cruzamento perfeito de Amuzie, pela esquerda.
Antes do fim do primeiro tempo, Amuzie arriscou chute de longe e assustou o goleiro Linde.

A segunda etapa começou como terminou a primeira, com chute perigoso da Nigéria, de fora da área. Desta vez foi Mikel quem arriscou e obrigou Linde a fazer ótima defesa e mandar a bola para escanteio.
Quatro minutos depois, foi a vez de Etebo fazer Linde salvar a Suécia de levar o segundo gol. Ele entrou na área, pela esquerda e chutou no ângulo, mas o goleiro sueco conseguiu desviar a bola.
Quase meia hora depois, em uma ‘reprise’, Etebo repetiu a jogada, na mesma posição, e o goleiro Linde defendeu de novo, aos 30 minutos.
A Suécia tentou, na base da pressão, chegar ao gol de empate. Ajdarevic teve grande chance, aos 44 minutos, cara a cara com o goleiro Daniel, mas Azubuike salvou, praticamente em cima da linha e a Suécia saiu derrotada.
Após o apito final do árbitro neozelandense Matt Conger, uma criança invadiu o campo para abraçar o zagueiro sueco Milosevic e, após conseguir, foi retirado pela segurança.
Ficha técnica:
Suécia 1 X 0 Nigéria
Estádio: Arena da Amazônia.
Suécia: Linde, Lundqvist (Une Larsson), Milosevic, Nilson e Konate, Khalili, Ajdarevic, Tibbling, Fransson (Sema) e Quaison (Tankovic); Ishak. Técnico: Hakan Mikael.
Nigéria: Emmanuel Daniel, Sincere, Shehu (Udo), Ekong e Amuzie; Etebo, Mikel (Madu), Azubuike e Muhammed; Ezekiel e Sadiq Umar (Aminu Umar). Técnico: Samson Siasia.
Gol: Sadiq Umar, aos 39 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Matt Conger (NZL)
Amazonianarede-D24am