Amazonas – O brasileiro tem que trabalhar cerca de 150 dias para conseguir pagar todos os impostos cobrados pelos governos federal, estadual e municipal.
Por este motivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem) e outras classes organizadas espalhadas pelo País organizam anualmente o Dia da Liberdade de Impostos – DLI.
Em 2015, a ação acontece no dia 21 de maio para marcar o dia em que os brasileiros deixam de trabalhar para o governo e começam a trabalhar para si. O objetivo é lembrar os cidadãos, dos tributos (impostos, taxas e contribuições) que incidem sobre o preço dos produtos e serviços consumidos, salários e honorários através do Imposto de Renda (IR), INSS, contribuições sindicais, bem como sobre os patrimoniais (IPTU, IPVA, ITBI e outros) e nas taxas pagas para emissão de documentos, iluminação e limpeza pública, por exemplo.
Cinco mil litros de gasolina serão oferecidos para os 250 primeiros veículos que comparecerem ao local de abastecimento, pagando apenas R$ 2,20 por litro (limitada em vinte litros por veículo).
O Dia da Liberdade de Imposto acontece no Posto 3000, localizado na Avenida Djalma Batista, no Manaus Casa Shopping e contará com duas bombas exclusivas para a campanha que pode abastecer até quatro veículos por vez. Haverá suporte dos membros da CDL Jovem para instrução. O evento tem início a partir das 7h e se estende até o término da gasolina.
O evento contará com a ajuda de órgãos públicos para organizar o trânsito e a segurança no local.