

Amazonas – O governado do Amazonas, José Melo (Pros), concedeu entrevista coletiva assim que chegou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ainda no hall de entrada, por volta das 9h30. Nesse encontro com a imprensa, José Melo afirmou que mantém seu compromisso com a Educação que, neste ano, deverá receber investimentos superiores R$ 200 milhões, assim como serão reforçados os orçamentos das áreas social e de saúde – que terá médicos especialistas em 14 cidades-polo do Estado.
José Melo disse que, por meio do Plano Safra, reafirma seu compromisso com o homem e a mulher do campo, a quem pretende dar condições de produzir mais alimentos e gerar renda em suas propriedades.
Com relação à área de educação, José Melo anunciou que vai ampliar a rede física de ensino, dotando todos os municípios de Escolas de Tempo Integral e de novas unidades educacionais. “Vamos colocar em prática a decisão de apoiar todos os municípios com a ampliação da rede de ensino como um todo”, disse ele.
Na Saúde, Melo mencionou que o Amazonas é o único Estado brasileiro que possui hospital em todos os municípios, sendo o mais novo deles o do município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus).
O governador frisou que o fato de a Zona Franca ser um modelo concentrador, levou o Estado a criar um sistema de saúde na capital. “Temos as UTIs aéreas e quando há necessidade são acionadas”, disse ele.
Distrito
No que diz respeito aos novos investimentos japoneses no Polo Industrial de Manaus (PIM), como a entrada da empresa Positivo Informática, no segmento eletroeletrônico, José Melo destacou que o Distrito Industrial é um modelo que se consolidou, daí o interesse dos investidores estrangeiros em manter seus negócios aqui, mesmo diante do cenário de crise.
“Como as crises vêm e vão, o empresário sabe o momento certo para investir . É o que está acontecendo agora, porque quando passar essa crise ele terá seu produto no mercado”, disse, lembrando que o modelo ZFM tem mais 56 anos de incentivos fiscais para oferecer aos empresários.
TJAM presente

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Graça Figueiredo, participou, nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, da abertura da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), onde o governador José Melo fez a leitura da Mensagem Governamental.
A presidente chegou ao prédio da ALEAM às 9h e foi conduzida pelo cerimonial à Sala VIP, onde conversou com a primeira-dama do estado, Edilene Gomes de Oliveira, com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e com o governador do estado, José Melo.
A desembargadora também falou com o presidente da casa, deputado Josué Neto, sobre matérias de interesse do TJAM que tramitam no Legislativo.
Às 10h, Graça Figueiredo e as demais autoridades foram levadas para o Plenário, onde ela tomou assento à Mesa Diretora dos Trabalhos. O governador foi recebido por manifestações de entusiasmo do povo que lotava a galeria. Em quase três horas de tribuna, José Melo fez um relatório de seu primeiro ano de governo, dando prioridade para os setores da Saúde, Segurança e Educação.
TCE, também

A exemplo do TJAN, o Tribunal de Contas do Estado, representado pelo seu titular, conselheiro-presidente Ary Moutinho, também prestigiou a solenidade de abertura dos trabalho legislativo deste ano, na sessão solene da ALEAM, nesta manhã, onde o governador José Melo, apresuntou a sua mensagem.
Com esse gesto, o conselheiro Ary Moutinho, que já caminhou pelos corredores da política, como vereador da capital, certamente com ese gesto, demonstra que deseja uma maior interação entre o Tribunal de Contas do \Estado e as etidades publicas, especialmente as politicas, como os poderes legislativos e executivo.
Amazonianarede