Na CPI, Cunha reafirma incoerências na lista de políticos investigados na Lava Jato

Cunha reafirma na CPI que é inocente
Cunha reafirma na CPI que é inocente
Cunha reafirma na CPI que é inocente

Brasilia – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, voltou a apontar “incoerências” na lista de políticos supostamente envolvidos em esquema de corrupção na Petrobras, enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao deixar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Ele prestou depoimento voluntário sobre fatos apurados pela chamada Operação Lava Jato, da Polícia Federal, nesta quinta-feira (12).

Cunha disse novamente que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, escolheu quem investigar. “Ele me escolheu, a partir de critérios diferentes do que adotou para outros”, destacou. “Por exemplo, comigo ele teve um critério, com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) teve outro”, completou. “Não estou fazendo juízo de valor sobre Delcídio, apenas apontando incoerências. Quem tem que explica-las é o procurador, não sou eu.”

Para o presidente, a inclusão da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) na lista é outra incoerência. “As motivações dele para citar a senadora Gleisi Hoffman são absurdas. Ou ele abriria inquéritos para todo mundo ou não deveria ter aberto para ela.”

Cunha afirmou ainda que não prestou depoimento voluntário à CPI para constranger outros citados na lista a também depor por vontade próprio. “Cada um sabe do exercício do seu mandato, cada um sabe como agir”, observou. “Eu resolvi assim porque tenho responsabilidade, até porque sou presidente da Casa, para que não possam pairar dúvidas.”

Quebra de sigilo Cunha classificou como “hipócrita” a atitude do deputado Ivan Valente (PSol-RJ), que questionou se Eduardo Cunha aceitaria antecipadamente quebrar seu sigilo telefônico, fiscal e bancário. “Foi uma bravata, única e exclusivamente para constranger todos aqueles que foram citados a fazerem o mesmo. Não vamos fazer um espetáculo. Se a comissão entender que deve, ela faz, não tem nenhum problema da minha parte.”

Ele acrescentou: “Tudo o que eu tenho está no meu Imposto de Renda, declarado à Justiça Eleitoral. Não sou sócio em nenhuma off-shore, não mantenho conta no exterior de nenhuma natureza.”

Amazonianarede-Agencia Camara

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.