Ano letivo municipal foi oficialmente lançado com 45 mil novos alunos e inauguração de creche na zona Leste
Manaus, AM – O prefeito Arthur Neto realizou nesta terça-feira (5), a abertura do Ano Letivo 2019 das 496 escolas públicas municipais de Manaus. São 240 mil alunos, sendo 45 mil novatos.
A solenidade foi marcada pela inauguração da Creche Municipal Professor Elias Lima de Souza, no bairro Zumbi dos Palmares.
Com a inauguração, a zona Leste passa a contar com seis unidades de ensino voltadas para crianças de 1 a 3 anos. “Quando cheguei na prefeitura, em 2013, ocupávamos o 23º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que avalia o ensino básico em todo país. Hoje estamos na 9º posição e o nosso objetivo é chegar ao 8º lugar”, destacou.
Com as inaugurações de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a rede municipal de ensino de Manaus passa a atender aproximadamente 51 mil crianças, de 1 a 5 anos, matriculadas na educação infantil.
Atualmente, a prefeitura trabalha na construção de oito novas creches. A previsão é que, ainda no primeiro semestre de 2019, mais uma unidade seja entregue.
Ano Letivo 2019
Para este ano, a Prefeitura de Manaus trabalhará com o tema “Família e Escola: Todos responsáveis uns pelos outros”, com o foco na valorização da Primeira Infância. A intenção é ampliar ainda mais a parceria com os responsáveis pelos estudantes, a fim de que os mesmos contribuam, juntamente com a escola, com a vida escolar dos alunos.
Ações pedagógicas
Este ano, a rede municipal vai aderir ao programa do governo federal “Escola do Adolescente”, voltado para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e que visa preencher uma lacuna de política pública voltada para o segmento, uma vez que a taxa de insucesso dos Anos Finais dobra em relação aos Anos Iniciais (1° ao 5° ano). No total, serão beneficiadas 130 escolas do 6º ao 9º ano, do ensino fundamental.
Mais de 20 projetos e programas pedagógicos são desenvolvidos em toda a rede municipal de ensino, como: Viajando na Leitura, Matemática Viva, Programa Gestão da Alfabetização (PGA), Programa Correção de Fluxo, Reforço Escolar, Livro Didático, Biblioteca Escolar, Municipíadas, Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), Tutoria Educacional, Programa Qualifica, English For Kids, Robótica, Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), Linguagem Digital na Educação Infantil, Telecentro, Khan Academy, Qualificação profissional e empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre outras.
Obras
Além das creches em obras, a Prefeitura de Manaus iniciou a construção de quatro Centros Integrados Municipais de Ensino (Cimes), sendo três em outubro de 2018 e um no final de janeiro deste ano, que já estarão disponíveis no Ano Letivo de 2020.
Ainda em 2019, serão feitas reformas e ampliações de 21 unidades escolares da rede municipal, bem como a realização de licitações para construção de mais um centro Municipal de Educação Especial (CMEE) e uma escola municipal de ensino fundamental.
Amazonianarede-JM