Museu em homenagem ao rei do futebol será inaugurado amanhã em Santos

14-06museuSantos, SP – O Museu Pelé será inaugurado no próximo domingo, às 9 horas, no Valongo, região central de Santos, em cerimônia que contará com a presença do Rei do Futebol, da presidente Dilma Rousseff (PT), do governador Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), entre outras autoridades.Nos 4.134 m² de área dos dois prédios do museu, estarão distribuídos 180 itens do acervo de Pelé, área interativa multimídia e exposições temporárias, a primeira delas “4 Copas e 1 Rei”. O acervo total de Pelé contém 2.545 peças, que foram cedidas ao museu em forma de comodato.

“A construção do museu é uma conquista para Santos e para o País. O local preserva a memória esportiva do Brasil e garante a revitalização dos Casarões do Valongo, um imóvel com reconhecido valor arquitetônico e histórico”, diz o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

A recuperação das ruínas do Valongo para a construção do museu tem papel importante para a cidade de Santos, especialmente para o Centro Histórico do município. Com a construção do Museu Pelé, toda a área do entorno, na região do Porto de Santos, foi recuperada, o que impulsionará os investimentos na região, assim como o turismo nacional e internacional.

“Com o museu, fica um registro definitivo da minha carreira esportiva e a promoção que fiz de Santos e do meu País, um legado para as próximas gerações”, afirma Pelé.

Abertura ao público

O valor dos ingressos também foi anunciado: R$ 18,00 a inteira e R$ 9,00 a meia-entrada. A informação de que os visitantes poderão conhecer o Museu a partir de 16 de junho é do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que nesta terça-feira inspecionou as obras.

“A abertura para o público em geral será no dia seguinte à oficial. Como se trata de um equipamento de interesse nacional e mundial, a ideia é que funcione já durante a Copa”.

Ao todo, serão mais de 170 peças de Pelé expostas que chegarão na semana da inauguração: 105 ficarão na parte térrea. Todo o acervo terá 2,3 mil objetos.

No evento de lançamento estará disponível a exposição temporária ‘Quatro Copas e um Rei’, projeções multimídia interativas, com destaque para a final da Copa de 1970 e a imagem holográfica de Pelé, e parte do acervo de mais de 2.500 peças do atleta do século 20.

De A Tribuna On-line

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.