Manaus – A vereadora Socorro Sampaio (PP) ainda considera minoria a participação das mulheres no Poder Legislativo e Judiciário. A parlamentar do Partido Progressista constatou através do estudo divulgado pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Brasil, publicado recentemente que mostra que apenas 8,7% das 594 cadeiras do Congresso Nacional são ocupadas por mulheres.
Segundo Socorro Sampaio as mulheres precisam superar vários obstáculos e ter mais oportunidades nos partidos políticos para ingressarem na política. Ela constatou também que dados preliminares do censo da magistratura realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que 64% dos magistrados brasileiros são homens.
“O Amazonas só possui uma representante na Câmara dos Deputados, a deputada Rebecca Garcia (PP), as outras sete vagas são ocupadas por homens. O financiamento de uma campanha ainda é a principal dificuldade de termos mais mulheres na carreira política. Ainda é muito desigual, a maioria preferem apoiar os homens e por causa dessa cultura, as mulheres têm muitas dificuldades.
Além disso, temos que conciliar o papel de mãe, esposa, conseguir a aprovação do marido que às vezes é resistente em oferecer esse apoio”, avaliou Sampaio.
Fonte: CMM