MS alerta para a prevenção e teste rápido da AIDS no Carnaval

Amazonianarede – MS

Brasília – A campanha de DST/AIDS para o carnaval deste ano do Ministério da Saúde alerta para prevenção e teste rápido. A ideia é chamar a atenção dos foliões que tiverem relação sexual sem camisinha ou compartilharam drogas via seringa durante a festa.

O teste é de graça e com apenas uma gota de sangue, a pessoa recebe o resultado em poucos segundos . De acordo com o diretor do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, milhares de brasileiros ainda não sabem que estão infectados pelo HIV.

“Tem 150 mil pessoas, pelo menos, no país que não sabem que estão infectados pelo HIV. É um papel importante nosso de trazer para essas pessoas para, junto a nós, pra ter acesso a cuidados, acesso à prevenção e, ajudando a eles, estamos ajudando as pessoas também que estão junto deles.

O ministério tem um papel importante nisso, junto com as secretarias de estado e municipal, de distribuição e realização de testes no país. Testes rápidos, dez minutos, quinze minutos, você tem o resultado na mão. Não é só para HIV, é para Sífilis, Hepatite B, Hepatite c”.

Com o tema “A vida é melhor sem AIDS. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha de carnaval deste ano do Ministério da Saúde pretende além de chamar a atenção para a importância de realizar o teste rápido, sensibilizar a população para o uso do preservativo em qualquer ocasião.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, chama a atenção dos foliões para a importância de estar sempre prevenido em qualquer ocasião e lugar:

“Aproveitem muito o carnaval, os que vão brincar carnaval. Eu sempre acho que a gente tem um mito de achar que só quem transa bastante é quem brinca o carnaval. Muita gente que vai pra acampamento aí e em praia também… tem ali lual, tem tudo.

Então quem vai pra acampamento, seja lá pra onde for ou quem vai tá brincando na rua, no bloco, em qualquer lugar desse país, se lembre de ter camisinha porque pode rolar e, se rolar, você vai fazer protegido sem ter nenhum problema depois. Aproveitem bem e viva essa luta nossa contra a AIDS”.

Em 2012, mais de 5 milhões de pessoas realizaram o teste rápido pelo Sistema Único de Saúde no Brasil. Para saber mais sobre a campanha de carnaval deste ano do Ministério da Saúde, acesse: www.aids.gov.br  

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.