MP estadual entra com ação contra a cobrança de bandeiras tarifárias de energia no Amazonas

MPE entra com ação contra as bandeiras tarifárias de energia elétrica no Amazonas
MPE entra com ação contra as bandeiras tarifárias de energia elétrica no Amazonas

Amazonas – Considerada uma medida injusta, considerando que não são tosos os municípios do Amazonas interligados a rede nacional de distribuição de energia elétrica, A procuradoria do Estado entrou com uma ação civil pública pede a suspensão da cobrança das bandeiras tarifárias de energia em todos os municípios do Amazonas.

A medida questiona ainda a cobrança de tarifa adicional retroativa referente aos meses em que o sistema entrou em vigor no país, em janeiro de 2015, mas não foi implementado de imediato no Estado. Somente em agosto, o sistema começou a operar na região. O documento foi encaminhado à Justiça do Amazonas na quarta-feira (9).

De acordo com a Procuradoria Pública do Amazonas, o sistema foi implantado no Amazonas apesar de somente Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, de um total de 62 municípios, fazerem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Imputar a cobrança aos municípios não pertencentes ao SIN, e que não usufruem das vantagens deste sistema, constitui um desrespeito ao princípio da isonomia”, destaca trecho da ação.

A Procuradoria informa ainda que a cobrança retroativa referente a maio de 2015 também foi alvo de pedido de suspensão. A ação afirma que há práticas abusivas que afrontam o Código de Defesa do Consumidor, e pede ainda a restituição em dobro dos valores que teriam sido pagos indevidamente pelos consumidores amazonenses, além do pagamento de indenização não inferior a R$ 24 milhões em decorrência do dano social causado pela postura ilegal adotado.

A ação foi assinada por representantes dd Minisgtério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), Defensoria Pública da União no Amazonas (DPU/AM), Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manausx, além do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) e do Departamento de Proteção ao Consumidor do Município de Manaus (Procon-Manaus).

Amazonianarede
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.