
Manaus – AM – O Dia consagrado aos finados, quando os vivos homenageamos os nossos entes queridos já nos deixaram para sempre, com velas, flores, rações e muitas saudades e recordações.
O Dia de Finados é 2 de novembro, mas tradicionalmente as romarias ao cemitérios da cidade começam neste dia 1}, Dia de todos Santos e os campos santos da cidade começam a receber os familiares desses entes querido, numa demonstração de Fe, amor e saudade.
Em Manaus, todos os cemitérios foram cuidadosamente preparados pela Prefeitura para receber a população saudosos para essa homenagem aos entes querido mortos.
Os principais cemitérios da área urbana da cidade já registram movimentação intensa neste sábado (31). Alguns visitantes anteciparam a visita do Dia de Finados e outros continuam realizando reparos em túmulos de familiares na véspera do feriado que marca a data.

São esperadas 500 mil pessoas nos seis cemitérios da cidade na próxima segunda-feira (2), de acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
Nem o forte calor registrado na capital amazonense, de quase 35°C não afastou a população dos cemitérios na manhã deste sábado. No São João Batista, situado na Avenida Boulevard Álvaro Maia e no bairro Nossa Senhora das Graças (Zona Centro-Sul de Manaus), a movimentação de visitantes era intensa. Houve congestionamento de veículos no local.
O fluxo de pessoas e de carros surpreende as pessoas que passam hoje passa pelos cemitérios e chama a atenção e surpreende a todos os observadores.
Os cemitério de São João Batista, no Boulevard Alvaro Maia, o principal da Cidade e parque Tarumã, os mais importantes da capital, nesta véspera de finados já recebem um grande fluxo, com o objetivo de evitar a grande movimentação de veículos e pessoas no dia 2.
Ambulantes felizes

Os ambulante estão gostando muito dessa movimentação ant4ecpada e para amanhã, garantem que reforçarão os estoques de flores, velas, sucos e refrigerantes. “Todo ano a gente vem vender aqui. Já acostumamos com esse movimento. Hoje ainda está fraco, mas amanhã não vamos conseguir nem sentar para conversar como estamos agora. Na véspera e no Dia de Finados dá muita gente e as vendas sempre são boas”, disse uma ambulante.
Menos velas

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) apela para que a população tenha cuidado para evitar focos de incêndios no assentimento das velas. Apela ainda para que a população reduza a quantidade de velas.
A secretaria chama a atenção, especialmente par o Cruzeiro, local onde milhares de vela são acesas e em alguns momentos, as chamas ficam intensas provocando um grande calor.
Amazonianarede