Monte Roraima: A magia de conhecer um dos lugares mais antigos do mundo

Amazonianarede – Folha BV

Boa Vista – Quem decide conhecer o Monte Roraima, de imediato pensa na preparação física que precisa ter para subir uma das montanhas mais antigas do mundo. Por conta disso, a magia que envolve o lugar acaba sendo um dos principais atrativos que desperta nos amantes da caminhada Track decidir pelo passeio que dura entre seis a oito dias.

Essa é avaliação do empresário Joaquim Magno de Souza, proprietário da agência de turismo que realiza a parte logística dos grupos que visitam o Monte Roraima, o sétimo ponto mais elevado do Brasil com 2.739 metros.

Com quase dois bilhões de anos, Magno conta que isso por si só já é um grande atrativo do Monte Roraima. E esse é o diferencial, segundo ele, da montanha fincada entre a tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana.

“Nos últimos dois a três anos para cá o Monte Roraima passou a ser mais um roteiro de caminhada track por ser uma novidade. Existem roteiros mais consolidados nessa modalidade como o Nepal e o Caminho de Santiago. Hoje o Monte Roraima é a novidade”, conta.

Além disso, existe uma afirmação comum entre todos que visitam o monte que quem visita o Monte Roraima volta diferente. Conforme Magno, o reencontro consigo mesmo e com a origem da vida, acaba contribuindo para que os turistas repensem sobre o verdadeiro sentido da existência humana.

Jornalista Raimundo Siqueira - Foto - Arquivo pessoal

“A pessoa não precisa ser religiosa para começar a repensar algumas coisas quando se está no Monte. As formações rochosas antigas, a neblina tudo nos dá uma sensação surreal que nos leva a rever valores. Por isso muita gente diz que volta diferente de lá”, ressalta Magno.

A funcionária pública Roberta Seixas é uma dessas pessoas. Segundo ela, a sensação que se tem ao visitar o Monte Roraima é indescritível. “Não há palavras para descrever o que se sente ao chegar ao topo. Durante a caminhada são várias as sensações diferentes e muitas vezes conflitantes”, lembra.

Conforme Roberta, é como se estivesse mais próxima de Deus. “Todo o cansaço, todo frio não são maiores que a maravilhosa sensação que senti. Somente as mãos Dele poderiam esculpir paisagens tão lindas e uma energia tão mágica. Foi a melhor viagem da minha vida, certamente”, afirma.

O jornalista Raimundo Siqueira diz que o fato de ser um dos lugares mais antigos do mundo e ter uma vegetação diferenciada foram os atrativos para decidir fazer a caminhada ao Monte. “Fora a caminhada que é um desafio e a sensação de superação são inexplicáveis. Além disso tudo, foi muito gratificante por ter sido feita junto com um grupo de amigos”, lembra.

PACOTES
Para este mês de janeiro já tiveram três saídas para o Monte Roraima. Para o carnaval estão programadas mais três. Apenas a saída com data prevista para o dia 08 de fevereiro ainda tem vaga. Os roteiros dos dias 09 e 10 já estão esgotados.

Em março, a Roraima Adventure está programando mais três roteiros previstos para os dias 09, 16 e 30. O valor do pacote na alta temporada é de R$ 1.650,00. A empresa que realiza a logística do pacote está oferecendo este ano uma promoção para quem é roraimense ou quem mora em Roraima. “O desconto é de 10% para quem é daqui”, informou Aliciane Tobias, agente de viagens.

Segundo ela, existe ainda o diferencial para o roteiro escolhido pelo turista, que depende da quantidade de dias que a pessoa quer fazer. A diferença, ela explica, é que no roteiro de oito dias a pessoa fica quatro dias no topo e conhece muito mais atrativos do que quem vai pelo roteiro de sete e seis dias.

“Quem vai para o de oito dias conehce a tríplice fronteira, o Roraiminha, uma montanha menor, o El Foso, que é um buraco dentro da montanha com canal de água. Já quem prefere a de sete dias faz 80% desse trecho”, expica Magno.

Serviço:
Caminhada ao Monte Roraima
Período: Fevereiro (dia 08)
Março (09, 16 e 30)
Contatos: 3623-93611

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.