
Brasil – A cada dia as mobilizações dos servidores do MDA e INCRA se ampliam na luta pela reestruturação salarial. Hoje (17/8) mais um estado entrou em greve, o Piauí, ampliando para cinco – os outros são São Paulo, Pará (três SRs do INCRA), Rondônia e Rio Grande do Norte.
Na semana passada (11/8), os servidores MDA nacionalmente pararam suas atividades e participaram com os do INCRA nos estados em uma vigília durante a reunião das entidades com o Governo, e essa semana decidirão novamente sobre greve após nova rodada de negociação.
O momento é propício à ampliação das atos públicos, paralisações e entrada em greve dos servidores nas delegacias do MDA e superintendências e unidades avançadas do INCRA.
As mobilizações servem para demonstrar a indignação da categoria em relação ao descaso do governo com os trabalhadores dos órgãos responsáveis pela democratização do acesso à terra, segurança alimentar e territorial no Brasil, entre tantas outras importantes atividades.
O Aviso Ministerial do ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias ao Ministério do Planejamento (MPOG), apoiando a proposta de tabela das entidades dos servidores do MDA e INCRA, foi o grande diferencial nas negociação com o Governo, pois segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (CONDSEF) apenas três setores tiveram esse documento – isso, em um universo de cerca de 370 órgãos federais.
Amazonianarede-Ass. do Movimento