
Manaus, AM – Como sempre ocorre nos feriadões, na semana que começa neste domingo, com feriadão da Semana do Amazonas e da Pátria, milhares de pessoas estão se preparando ou deixando a cidade de Manaus,rumo a outros pontos do país com destaque ara o Rio e Janeiro e o Nordeste os e várias cidades interioranas do Amazonas com destaques, para as cidades da Região Metropolitana e ainda Itapiranga, Silves, Autazes e Manaquiri, cidades onde se pode chegar apor via terrestre.
Neste desse as primeiras horas do dia, uma grande fila de carros de passeio com cerca de 2km de extensão se formou no Porto da Ceasa, com destino ao Careiro e outras cidades ligadas pelo BR-319.
O público aguarda para fazer a travessia de balsa pelos rios Negro e Amazonas, para desembarcar no porto de Careiro, município da região metropolitana de Manaus. De lá os veículos seguem para várias cidades do interior.
A professora Ilzilete Florentino, de 40 anos, disse que desde das 6h30 esperava na longa fila de veículos para fazer a travessia. Ela e familiares irão passar o feriado prolongado, durante a Semana da Pátria, no sítio de uma irmã em Careiro. Mesmo após duas horas de espera, a professora não desistiu da viagem.

“Não contava encontrar essa fila toda hoje. Não vou desistir porque já enfrentei filas maiores antes. Já são 8h30 e ainda estou aqui”, comentou a professora.
A Companhia Docas do Maranhão (Codomar), que coordena a operação no Porto da Ceasa desde março deste ano, disse que o horário de início da travessia foi antecipado das 4h30 para as 2h30 , para atender a demanda maior durante o feriado prolongado.
Ao todo, sete balsas operam no Porto da Ceasa, o mesmo efetivo da operação diária em dias de fluxo normal. Até às 8h30 deste sábado cerca de 600 veículos já tinham sido transportados nas embarcações.
Manaus-Moderna
Esse movimento mão é apenas no porto da Ceasa e nas rodovias. Ele aumentou também e muito o chamado Porto da Manaus -Moderna, de onde saem os chamados motores de de linha pra o interior amazonense a te outros estados como Rondônia e Acer.

Por lá, o movimento de passageiras também é grande , mesmo em se tratando de um momento de crise econômica.
Esse movimento também é vista na rodoviária de Manaus, com milhares de passageiros embarcando e coletivos para uma estivada até a cidade de Boa Vista, capital de Roraima.
Amazonianarede-AmazoiaTV