Manaus – A tentativa de retirar os protuso piratas ( falsificados) do comércio ambulante de Manaus, continua na mira da fiscalização municipal.Domingo, Dia das Mães, a fiscalização apreendeu cerca de 5 mil unidades de CDs e DVDs piratas, em Manaus, no sexta-feira (8) e no sábado (10).
O material foi recolhido no Terminal 3, na Zona Norte, e no Centro Histórico da capital. Segundo a Prefeitura, entre os produtos, havia filmes que estão em cartaz e com cenas pornôs, proibidas para menores de 18 anos.
Neste ano, a fiscalização foi realizada pela terceira vez no T3. De acordo com a Prefeitura, o trabalho foi acompanhado por policiais militares da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
No sábado, fiscais também recolheram das avenidas Eduardo Ribeiro, 7 de Setembro, Epaminondas, Floriano Peixoto, a rua da Instalação, Henrique Martins, Saldanha Marinho, Dos Andrade e Lobo D’ Almada, “carrinhos de mão” adaptados para a venda de churrasco, sucos e frutas, além caixas de isopor com água e refrigerantes. Os produtos também estavam sendo comercializados sem autorização da Prefeitura.
A apreensão foi realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef). A operação integra a Fiscalização de Combate ao Comércio Ilegal (FCCI) realizada em terminas de integração do sistema de transporte coletivo e nas ruas do Centro Histórico, com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM).
Segundo a Prefeitura, no período de dois anos, em vários pontos da cidade, foram apreendidas mais de 50 mil mídias ilegais. “Esses produtos causam prejuízos em aparelhos eletrônicos, são vendidos sem origem de fábrica e não recolhem tributos municipais”, informou a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
Amazonianarede-Semcom