Melo no 7º Fórum de Governadores do Brasil Central em Goiânia

Melo, no fórum de governadores em Goiânia

 

Melo, no fórum de governadores em Goiânia
Melo, no fórum de governadores em Goiânia

Goiânia – Investimentos nos estados para desenvolver o Brasil e incentivar a retomada do crescimento foram algumas das prioridades discutidas por governadores de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia, além dos governadores convidados do Maranhão e Amazonas que agora passam a integrar o bloco econômico e político. Infraestrutura e macrologística foram temas da reunião que também contou com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES).

Segundo o governador José Melo, a união dos estados é imprescindível para a retomada do crescimento em um momento que os governadores precisam de soluções criativas para enfrentar a crise econômica. José Melo ainda destacou a produção de proteína vegetal e animal no centro-oeste do país como base importante para a economia nacional.

Para o governador, com a entrada do Amazonas no bloco será possível integrar a nova matriz econômica do Estado por meio da produção de peixe de água doce em cativeiro. “O nosso governo enfrenta a crise com criatividade e entende que o momento é de união, por isso incentivamos uma nova matriz econômica ambiental com base na recuperação de áreas degradadas e fomento à piscicultura. Nesses moldes, o Amazonas pode se tornar o maior produtor de proteína de peixe de água doce do mundo”.

Produção e Preservação

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anfitrião do encontro, afirmou que a participação do Amazonas no bloco traz mais representatividade à região Norte e fortalece os estados na captação de recursos para investimentos importantes em infraestrutura. “Com a presença do Amazonas neste encontro nós temos o Brasil que produz junto com o Brasil que preserva”, afirmou o governador.

Hidrovias e Piscicultura

A presença do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no encontro de governadores, foi estratégica para definição de novas metas e investimentos. De acordo com do BNDES, Luciano Coutinho, com o reforço do Norte no bloco econômico e político, aumenta a necessidade de infraestrutura para viabilizar novos investimentos. “As hidrovias estão na categoria mais privilegiada pelo BNDES e é preciso um macroplanejamento para resolver as questões de logística”. Sobre a piscicultura no Amazonas, ele foi enfático: “Temos um potencial de água doce e temos um tremendo potencial para aumentar o peso da proteína de água doce para o Brasil e mercado internacional”.

Comsórvio BrC

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) foi criado em julho de 2015 em Goiânia (GO) com a proposta de uma agenda de superação da crise econômica por meio da atuação política e estratégica dos estados organizados em bloco.

Também participaram da comitiva amazonense os secretários Thomas Nogueira da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) e Afonso Lobo da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Amazonianarde-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.