Médicos formados pela UEA no sistema de cotas do interior atenderão por um ano em seus municípios

Manaus – O governador Omar Aziz anunciou, no início da noite desta segunda-feira, 8 de abril, durante a entrega de veículos e outros equipamentos da área de saúde para municípios do interior do Estado, que, a partir do próximo vestibular para o curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), os alunos aprovados na cota do interior terão o compromisso de cumprir um ano de serviço, depois de formados, nos seus municípios de origem.

Atualmente, 50% das vagas oferecidas pela UEA para o curso de Medicina são para estudantes do interior do Estado. A medida, que constará de projeto de lei a ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), visa minimizar a falta de médicos no interior.

Em solenidade no Diamond Convention Center, localizado na avenida do Turismo, na zona oeste, Omar Aziz, acompanhado do vice-governador, José Melo, entregou a representantes de prefeituras do interior do Amazonas 24 ambulâncias, nove veículos do tipo picape, 218 motocicletas, 12 semi-reboques, 29 equipamentos de termonebulização (UBVs costais) e 17 motores de popa (de 15 e 40HPs). Os veículos e equipamentos totalizam R$ 5,4 milhões em investimentos do Governo do Estado e vão reforçar o serviço de remoção de pacientes e as ações de vigilância em saúde.

De acordo com o governador, a entrega de ambulâncias e dos demais equipamentos ajuda a resolver problemas como o transporte de pacientes, mas não elimina as necessidades de atendimento médico especializado. “Isso ajuda em parte, porque a solução definitiva da saúde no interior é ter médico especialista”, disse o governador, ao ressaltar que também aguarda medida do Governo Federal que permita a contratação de médicos estrangeiros, caso as vagas em processos seletivos não sejam preenchidas por brasileiros. Segundo Omar Aziz, o déficit atual é de 1.500 médicos no Amazonas.

Os equipamentos foram entregues durante a abertura do Seminário de Acolhimento de Gestores de Saúde – 2013, que está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), até a próxima sexta-feira, no Diamond Convention Center. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, ressaltou que foram compradas ambulâncias novas para todos os municípios, embora só tenha sido possível entregar 24 agora. “As outras serão entregues num prazo de 60 a 90 dias”, destacou.

Ainda de acordo com Alecrim, os municípios também deverão receber 60 ambulanchas para a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no interior. O Ministério da Saúde já aprovou a implantação do serviço na região metropolitana e municípios do Alto Solimões. Ele destacou que a meta é implantar o Samu em todos os 61 municípios do interior até o final de 2014.

O “Seminário de Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde – 2013” reunirá, durante toda a semana,prefeitos e secretários de saúde, diretores de hospitais do interior e gerentes de Atenção Básica dos 62 municípios do Amazonas, representantes do Ministério da Saúde, de órgãos de controle interno e externo, gestores de unidades de saúde da rede estadual e representantes do controle social.

Reajuste Professores – Durante o evento, o governador Omar Aziz garantiu que espera fechar o valor do reajuste dos profissionais da Educação até a próxima sexta-feira e adiantou que as outras categorias de servidores públicos, a exemplo da Saúde e Segurança, também terão reajustes este ano. “Nenhum servidor, este ano, deixará de receber reajuste. Vamos resolver a situação da educação e outros serão por cadeia, conforme estabelecido na Data Base de cada categoria”, observou o governador, ao lembrar que vem concedendo aumento salarial anualmente desde 2010.

Fonte – Agecom
Foto – Alex Pazuello

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.