Médico Mouhamad Moustafa paga fiança e responde processo em liberdade, com tornozeleira

Médico Mouhamad Moustafa paga fiança e responde processo em liberdade, com tornozeleira

Manaus, AM – O médico Mouhamad Moustafa foi solto nesta quarta-feira (30), após pagamento de fiança. Ele é apontado como líder de um esquema de desvio de verbas da saúde do Estado. A informação foi confirmada pela Justiça Federal do Amazonas. Além dele, a advogada Priscila Marcolino também teve liberdade concedida.

Na terça-feira (29), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar para redução da fiança do médico e da advogada para R$ 28.100 para ganhar liberdade.

O médico é acusado de integrar esquema criminoso que teria desviado milhões de reais da área da saúde pública no estado do Amazonas. A dupla foi presa em 2016 durante investigação da Operação Maus Caminhos, que desarticulou uma organização criminosa voltada para o desvio de recursos públicos por meio de contratos.

Fraudes na saúde

O montante desviado na fraude supostamente liderada por Mouhamad Moustafa ultrapassa R$ 112 milhões. O dinheiro era utilizado na aquisição de bens de alto padrão, como avião a jato e shows particulares de bandas famosas no país.

A investigação que apontou a existência da fraude iniciou a partir de uma análise da CGU sobre a concentração atípica de repasses do Fundo Estadual de Saúde ao Instituto Novos Caminhos (INC), que é uma organização social sem fins lucrativos.

Segundo a PF, o grupo utilizava uma entidade social – no caso, o Instituto Novos Caminhos – para fugir dos procedimentos licitatórios regulares e permitir a contratação direta de empresas prestadoras de serviços de saúde administradas, direta ou indiretamente, por Mouhamad Moustafa.

Moustafa, que é apontado como chefe de um esquema na saúde pública no Amazonas, teve o patrimônio multiplicado 88 vezes de 2012 a 2015. Os crimes foram apontados durante investigações da operação “Maus Caminhos”, deflagrada pela Polícia Federal no dia 20 de setembro. O médico está preso no Comando de Policiamento Especializado (CPE), em Manaus.

Amazonianarede-JAM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.