Médico Jacob Cohen é homenageado com medalha Ruy Araújo

25-11jacobManaus – O médico oftalmologista Jacob Moysés Cohen foi homenageado com a medalha Ruy Araújo, concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (25), a pedido do deputado estadual Sidney Leite (PROS).

A abertura da Sessão Especial foi feita pelo presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD), que juntamente com o autor da proposta fizeram a entrega da comenda ao homenageado.

Com 40 anos de profissão, Jacob Cohen é parintinense e sempre manteve sua atuação profissional no interior amazonense, onde trabalha desde 1980, logo após ter se formado. “Sempre mantive uma relação direta com o interior amazonense, inicialmente em Parintins, depois em 14 municípios”, disse o homenageado, conhecido por fazer mutirões onde realiza cirurgia de catarata e outros tipos, tentando interiorizar a oftalmologia. “O projeto Catarata já tem 10 anos”, destacou.

O grande desafio de Jacob Cohen é garantir a qualidade de vida às pessoas, melhorando a sua visão, que nada mais é do que a janela da alma. Segundo o oftalmologista, 70% de todas as relações nossas são feitas com a visão. “Se você deixa de enxergar, priva-se 70% de se relacionar com o mundo”, afirmou o especialista, informando que a cegueira reversível, causada principalmente por catarata, na terceira idade, está diminuindo em 50%.

Jacob Cohen disse que jamais imaginou ser homenageado pela Aleam, diante do grau de importância da medalha Ruy Araújo, mas que tenta ser digno desta medalha importante para o povo do Amazonas. “Isso me leva a uma responsabilidade maior de fazer alguma coisa por alguém necessitado, o que torna muito mais importante e pesado para os meus ombros o esforço de servir o próximo”, frisou.

Vida dedicada

Ao justificar a comenda, Sidney Leite enfatizou ser uma homenagem justa porque o Dr. Jacob Cohen, oriundo da região do baixo Amazonas (de Parintins), é doutor por formação pela Fundação Universidade do Amazonas (Ufam) e também com formação no exterior, mas nem por isso fez do seu conhecimento e de toda sua experiência, um instrumento pessoal. “Conheci o Dr. Jacob atendendo homens e mulheres no interior do Estado e faz isso com dedicação e carinho; até hoje atende centenas de pessoas – crianças, jovens , adultos e idosos”, mencionou.

Segundo o deputado, “é uma justa homenagem a um homem que poderia ter êxito em sua profissão em qualquer lugar deste país, mas abre mão disso para atender ribeirinhos que não teriam oportunidade de ser atendidos por um oftalmologista, quanto mais do quilate e da formação e nível de conhecimento do Dr. Jacob”. Na opinião de Sidney Leite, o homenageado estimula outros acadêmicos de medicina a fazer seu internato rural na área de oftalmologia, com o intuito de dedicar parte de sua vida a servir o outro.

Além de deputados, a homenagem contou com a presença do secretário executivo de Saúde, Dr. José Duarte Filho, que representou o governador José Melo (PROS); o oftalmologista e presidente da Academia de Medicina, Cláudio Chaves; a vereadora Socorro Sampaio (PP), que representou a Câmara Municipal de Manaus; o procurador de Justiça, do Ministério Público, Carlos Coelho, o deputado estadual eleito Frank Bi Garcia (PSDB), entre outros.

Fonte: Aleam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.