Massa larga em segundo no GP da Malásia; Vettel é pole

Amazonianarede – Terra

Sepang – O alemão Sebastian Vettel conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Malásia. No treino de classificação deste sábado, em Sepang, o tricampeão da Red Bull se aproveitou da chuva na classificação e desbancou o favoritismo dos carros de Mercedes ao longo do fim de semana e marcou a melhor volta, com 1min49s674.

Felipe Massa largará na segunda colocação, encerrando um longo jejum em treinamentos – o brasileiro na Ferrari não saía da primeira fila desde o GP do Bahrein de 2010. Com a marca de min150s587, Massa desbancou seu companheiro Fernando Alonso, terceiro com 1min50s727. Lewis Hamilton, da Mercedes, completa a segunda fila.

A terceira fila terá Mark Webber, da Red Bull, e Nico Rosberg, da Mercedes. Kimi Raikkonen (Lotus), Jenson Button (McLaren), Adrian Sutil (Force India) e Sergio Perez (McLaren) completam os dez primeiros colocados no grid de largada para a prova deste domingo.

Dentre as equipes intermediárias, quem teve prejuízo foi a Force India. Depois de colocar Adrian Sutil e Paul di Resta em nível competitivo nos treinos livres, o time perdeu o britânico no Q2 por conta do asfalto molhado, com o 15º lugar após duas rodadas em voltas lançadas – seis posições à frente de Sutil, que vinha entre os primeiros com pista seca.

Na Sauber, Nico Hulkenberg foi o 12º, enquanto Esteban Gutierrez foi o 14º. Na Williams, Pastor Maldonado foi para o Q2, mas não marcou volta e ficou em 16º; mais lento, Valtteri Bottas foi somente o 18º, eliminado ainda no Q1.

Nos 20 minutos do Q1, Nico Rosberg estabeleceu uma marca tranquila ao liderar com 1min37s239, faltando 11 minutos para o fim – Alonso e Hamilton vinham logo atrás, com Button em quarto e Massa em quinto. Porém, três minutos depois, Adrian Sutil voltou a surpreender e marcou 1min36s809, superando o alemão da Mercedes.

No fim do Q1, Sutil, Raikkonen e Rosberg ficaram com as primeiras posições, com Alonso em quarto e Massa em 12º. Com tempos elevados, Mark Webber (nono) e Sebastian Vettel (14º) fizeram papeis discretos. No fim, acabaram eliminados Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), Valtteri Bottas (Williams), Jules Bianchi (Marussia), Charles Pic (Caterham), Max Chilton (Marussia) e Giedo van der Garde (Caterham).

No Q2, de 15 minutos, Sutil voltou a ditar o ritmo e marcou 1min36s834. No entanto, Rosberg veio logo atrás e fez sua volta em 1min36s190, deixando Hamilton (1min36s517) em segundo e Sutil em terceiro. E para deixar o qualificatório mais imprevisível, a chuva começou a atingir a pista a oito minutos do fim. Massa, que vinha em volta lançada, marcou 1min36s874 e pegou o sexto lugar provisório.

Com a pista escorregadia, Paul di Resta escapou duas vezes em volta e comprometeu suas tentativas. Aí, com a pista molhada, os carros recolheram e a segunda parte do treino foi definida prematuramente: Romain Grosjean (Lotus), Nico Hulkenberg (Sauber), Daniel Ricciardo (Toro Rosso), Esteban Gutierrez (Sauber), Paul di Resta (Force India) e Pastor Maldonado (Williams) ficaram pelo caminho.

Com a pista molhada, os tempos no Q3 passaram a girar na casa de 1min53 a cinco minutos do fim. Vettel estabeleceu rapidamente a marca de 1min52s576, mas Webber (1min52s244) e, na sequência, Hamilton (1min51s699) marcara melhores voltas. Com dificuldades com os pneus, Massa era o quinto, atrás de Rosberg e à frente de Alonso.

Nos minutos finais, Vettel desbancou o tempo de Hamilton e assumiu o primeiro lugar. Alonso fez sua marca e pegou o segundo lugar do britânico da Mercedes, mas foi superado na sequência por Massa. Hamilton ainda teve a última chance de desbancar Alonso, mas perdeu a última volta e manteve o espanhol em terceiro.

Os pilotos voltam à pista agora neste domingo, às 5h (horário de Brasília), para a largada do Grande Prêmio da Malásia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.