
Manaus, AM – O vereador Mário Frota (PHS), apresentou propositura em forma de indicação ao prefeito de Manaus, que cria o “Passe Livre Especial para o trabalhador desempregado”, com o objetivo de beneficiar qualquer cidadão que esteja fora do mercado de trabalho, com passagem gratuita nos coletivos de Manaus, durante três meses, para que ele possa procurar outro emprego.
O limite de validade e a quantidade de passes livres serão determinados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) para contemplar o trabalhador que tenha terminado de receber a assistência financeira do Programa doSeguro Desemprego.
De acordo com Mário Frota, esse benefício, que já existe na cidade de São Paulo, tem por objetivo ajudar boa parte dos trabalhadores amazonenses – que se encontram fora do mercado de trabalho – para que possam procurar emprego, sem a necessidade de pagar ônibus.
Dados divulgados no último mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Amazonas passou de 153 mil para 221 mil, atingindo uma variação de 44,3% ou 68 mil pessoas. Baseado nessas estatísticas, a taxa de desemprego amazonense foi a sexta maior do país no primeiro trimestre do ano.
“Hoje existem em todo o Brasil mais de 11,5 milhões de trabalhadores desempregados,resultado do fechamento de quase 100 mil empresas que gerou a maior crise dos últimos 15 anos, conforme constatação da Confederação Nacional do Comércio”, explica Mário.
Amazonianarede