Manausprev mantém certificação de qualidade na concessão de benefícios

(Reportagem e foto: Marcia Claudia Senna)

O Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) foi aprovado na auditoria da ISO 9001:2008, conseguindo a recomendação da manutenção do Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade conforme a norma, especificamente no escopo de Concessão de Benefícios (aposentadoria e pensão).

A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini durante todo o dia desta segunda-feira, 30, que ao término da apreciação, concluiu pela aderência do órgão à norma de referência.

“Sempre foi compromisso desta administração gerar a melhoria contínua da prestação dos nossos serviços. E a manutenção dessa certificação vem premiar o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo desses nove meses”, analisa o diretor-presidente do Manausprev, Edson Nogueira Fernandes Jr.

A manutenção da certificação é um procedimento que acontece anualmente, enquanto que o processo de recertificação é realizado a cada três anos. A representante de Direção do Sistema de Gestão da Qualidade (RD) do Manausprev, Viviane Lima, lembra que o órgão foi a primeira instituição municipal de previdência do País a ser certificada por esse sistema de gestão da qualidade. Destaca que o resultado da auditoria de segunda-feira demonstra, de forma inequívoca, a gestão da instituição na área auditada (concessão de benefícios).

“Significa o reconhecimento de que a instituição tem o compromisso de oferecer serviços com qualidade ao público-alvo. Essa conquista é o resultado do comprometimento diário de todos os envolvidos no processo de concessão”, diz.

Para garantir a manutenção da ISO 9001:2008, o fundo teve que atender a requisitos como apresentar uma estrutura física adequada; padronizar os processos e melhorar a qualidade no atendimento. No primeiro aspecto, o nível de qualidade alavancou devido a transferência da sede do órgão para um imóvel próprio e muito mais amplo, localizado em uma das principais vias da cidade (av. Constantino Nery, Chapada), o que facilitou o acesso de aposentados e pensionistas.

A mudança de sede foi considerada pela auditoria como um ponto forte para a recomendação da manutenção da certificação. A melhoria também incluiu a qualificação dos colaboradores por meio de treinamento realizados este ano, voltados ao Sistema de Gestão da Qualidade.

“A certificação demonstra aos beneficiários o nosso compromisso de trilhar pela melhoria contínua da prestação dos nossos serviços”, enfatiza Edson Fernandes. “E vamos contar com o empenho dos envolvidos no processo de concessão, buscando elevar a qualidade dos serviços prestados”, complementa Viviane Lima.

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