Manauscult alerta associações folclóricas sobre edital

Grupos precisam prestar contas
Grupos precisam prestar contas

A Prefeitura de Manaus publicará, até o final de abril, um edital com as regras para que os grupos participantes do Festival Folclórico do Amazonas, realizado anualmente, entre junho e julho, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, (CCPA), requeiram apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A informação foi repassada pelo diretor-presidente da fundação, Bernardo Monteiro de Paula, em reunião, na noite desta quinta-feira, 10, com representantes das associações.

Dentre as observações que constarão no edital, as associações terão um prazo de 120 dias após o término do festival folclórico para prestar contas dos gastos a Manauscult.

Na reunião, o diretor-presidente do órgão determinou o próximo dia 15 de maio como prazo máximo para que as associações regularizem questões financeiras e documentais para receber o patrocínio do município.

“Para que possamos ajudá-los é necessário que todos os grupos procurem a fundação para se legalizar. Reafirmo o compromisso dessa gestão em fomentar a cultura em nossa cidade, mas, para isso, devemos proceder dentro das normas legais”, explicou Monteiro de Paula. Além dos recursos, outras pautas foram discutidas na reunião. Em meio às propostas, representantes das associações solicitaram o tombamento do festival como Patrimônio Material, com data fixa de realização – sendo a segunda quinzena de junho e a primeira de julho – totalizando 30 dias de festa, e maior investimento do município no fomento às manifestações folclóricas.

Apoio

Somente em 2013, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, apoiou as apresentações no festival com um valor de R$ 4.527.849,07. “Esse dinheiro foi repassado às associações para que as mesmas pudessem realizar suas atividades. Também demos apoio em som, palco, iluminação e banheiros químicos. Existe sim um investimento em cultura e reafirmo o compromisso em mantê-lo, desde que seja feito da forma correta”, finalizou o diretor-presidente.

Foto: Manauscult/ Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.