O Rio deve continuar subindo pelos próximos 10 dias.
Manaus, AM – Mais de duas mil famílias são afetadas pela subida do nível do Rio Negro, em Manaus. Por conta dos alagamentos, a capital entrou em situação de emergência.
Para minimizar os impactos da enchente, a Prefeitura construiu um quilômetro de pontes para ajudar quem precisa sair de casa nas áreas atingidas. No entanto, mais pontes precisam ser instaladas.
“Então, essas pontes permanentes estão alagando, então temos que fazer ponte sobre ponte. A gente está verificando todas essas situações. Fazendo uma programação para que a gente possa fazer esses atendimentos a essas famílias que vão ficar vulneráveis pela cheia de 2019”, disse o secretário Municipal de Defesa Civil, Claudio Belém.
15 Bairros afetados
Até o momento, 15 bairros de Manaus foram atingidos pela cheia do Rio Negro. E de acordo com o Serviço Geológico do Brasil, o rio deve continuar subindo pelos próximos 10 dias.
“Fazer o que, né?! Todo ano é assim. Tem que aguentar, é Deus que quer”, comentou o autônomo Nei Maciel.
Muita gente abandonou as casas, mas Conceição Neves ficou. “A gente vive aqui porque não tem outro canto pra gente ir, né?!”, disse a dona de casa.O problema não é só na capital, vários municípios estão sendo castigados pela cheia no Estado.
Até o momento, 35 municípios do Amazonas estão em situação de emergência. Em todo o estado, a cheia dos rios no estado afeta cerca de 100 mil pessoas.
Amazoninarede-RAMZ