Manaus sediará no período de 22 a 24 o Seminário internacional de combate as drogas nas fronteiras

Manaus sediará no período de 22 a 24 o Seminário internacional de combate as drogas nas fronteiras

Fronteira e segurança no espaço amazônico, e, discussão.

De 22 a 24 de maio de 2019,  no Teatro do Centro Educacional Século, o IIIº SISAM reunirá profissionais da área de segurança, acadêmicos, gestores públicos e integrantes da sociedade civil para discutir os problemas de segurança da região a partir de um enfoque interdisciplinar por meio de painéis, conferências e palestras.

O seminário, em sua terceira edição, discutirá questões relevantes a respeito dos problemas enfrentados pela região no tocante à segurança pública, com especial atenção à temática das fronteiras e dos refugiados que adentram o território nacional pela Região Norte.

Site oficial do evento: cesam.org.br/sisam

A segurança pública é um dos principais temas da agenda brasileira. O incremento recente nos padrões de vida da população, com redução da pobreza absoluta e desigualdades sociais, não veio acompanhado da redução da violência.

Ao contrário, as regiões mais beneficiadas pela redução das desigualdades no último decênio foram aquelas que observaram um maior aumento das taxas de homicídio, principalmente entre os jovens.

Desse modo, ações inovadoras são necessárias para a redução da violência no País, especialmente em relação às instituições do sistema de justiça criminal, a fim de dotá-las de instrumentos adequados a enfrentar os problemas vivenciados em seu cotidiano.

Situação no Amazonas

A situação do Amazonas é particularmente importante, pois a sua localização e extensão geográfica colocam o Estado em situação sensível. O Estado possui fronteiras com a Colômbia e o Peru, os principais produtores de cocaína em escala global.

Os rios Negro e Solimões são rotas utilizadas para o escoamento da produção de drogas. Em paralelo, os índices de violência no Estado aumentaram nas últimas décadas.

Tal fenômeno não se restringe a Manaus mas também ocorre em núcleos urbanos no interior como Tefé, Tabatinga, ou mesmo Iranduba na Região Metropolitana.

Assim, os problemas de segurança do Amazonas não apresentam uma base estritamente local, mas estão vinculados à dinâmica do tráfico de drogas internacional e à interiorização da violência no Brasil.

Por fim, a crise política e econômica vivenciada pela Venezuela pressiona as autoridades da região, visto que a massiva entrada de refugiados do país vizinho ocorre por meio das fronteiras setentrionais do país.

Por este motivo o III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia – III SISAM, coordenado pelo CESAM, é o palco ideal para discussões dos problemas que afetam a região.

Para tanto, o tema do Seminário é “Fronteira e Segurança no Espaço Amazônico”. Pretende-se, assim, congregar profissionais de segurança pública, acadêmicos e gestores da área para discutir problemas e possíveis soluções. Espera-se, ainda, que os participantes do evento possam formar redes de trabalho ou reforçar parcerias existentes a fim de ampliar a sua atuação na Região Amazônica.

Temas

O tema central do Seminário é “Fronteira e Segurança no Espaço Amazônico”, apresentará as seguintes subdivisões:

  • Mídia e violência: a segurança pública e o combate à violência na era da comunicação digital.
  • Criminalidade organizada e sua organização em rede.
  • A questão das fronteiras e a segurança na Amazônia.
  • Os desafios do sistema prisional no Brasil.
  • Os desafios do Sistema Único de Segurança no Brasil (SUSP).

O Cesam

O Centro de Estudos de Segurança da Amazônia (CESAM) é uma Entidade sem fins lucrativos. Criada com o objetivo de promover estudos acerca da temática da segurança pública na Amazônia, além de fornecer suporte a Políticas Públicas e promover a capacitação nesse domínio.

Estabelecido por profissionais de segurança pública, acadêmicos e gestores, o CESAM busca ser referência em sua área de atuação e construir políticas com base na realidade Amazônica.

Amazoninarede-Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.