Manaus – Após admitir o interesse em se tornar uma das sedes do futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a cidade de Manaus pode dar um passo conclusivo para concretizar o sonho de, mais uma vez, receber algumas das principais seleções do mundo.
Neste sábado, dia 17, o governador José Melo recebe no estádio da Arena Amazônia uma comitiva formada por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), como tentativa de articular a possibilidade para de confirmar a capital amazonense na Olimpíada 2016.
Entre os membros integrantes do COI, estará o presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, sigla em inglês), Lamine Diack. Outras figuras confirmadas são o ucraniano Segey Bubka, maior recordista mundial de salto com vara da história e que faz parte comitê de avaliação dos Jogos Olímpicos; Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos realizados em Londres; e Dahlan Al Hamad, presidente da associação Qatar das federações de atletismo.
De acordo com José Melo, o momento é oportuno e pode representar um passo decisivo para colocar Manaus e a Arena Amazônia na rota dos Jogos Olímpicos.
– Teremos a oportunidade de apresentar nosso grande e belíssimo palco do futebol e, ao mesmo tempo, mostrar a capacidade que Manaus já dispõe para sediar grandes eventos. Durante a Copa pudemos demonstrar que, com planejamento, feito conjuntamente entre Governo e Prefeitura, fomos capazes de sediar com sucesso o maior evento de futebol do mundo. O legado está aí, temos gente capacitada, tecnologia e expertise para também sediarmos os jogos de futebol das Olimpíadas – afirmou.
O movimento para que a capital do Amazonas receba os jogos teve início no ano passado e partiu do Governo do Amazonas, em conjunto com a Prefeitura de Manaus. Fica a expectativa para o aumento do número das sedes do futebol por parte do COI e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Atualmente, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador estão confirmados como sedes das partidas de futebol em 2016.
– Estamos trabalhando, mobilizando e articulando para que Manaus integre essa lista, ressaltando como apelo que não há representante da região Norte entre as sedes escolhidas e também o atrativo da Amazônia e o fato de Manaus ter sido uma das sedes da Copa do Mundo mais bem avaliadas durante os jogos do Mundial de 2014”, disse o secretário executivo da Sejel, Ricardo Marrocos.
Fonte: Globoesporte.com