Manaus marca gol de “placa” na Copa das Copas

25-04osnyOsny Araújo*

Vista com discriminação a muito preconceito, antes do início do evento especialmente por parte da mídia, com alguns poucos profissionais falando mal da cidade e explorando a questão do calor de Manaus, tentaram vender uma imagem negativa da capital da Amazônia, que graças ao G.`.A.`. D.`.U.`, não vingou e foi tudo por águias a baixo.
Agora, que a Arena da Amazônia fechou a sua brilhante participação na Copa com quatro grandes jogos, falo com muito orgulho da nossa brilhante participação no grandioso evento internacional, para desespero dos discriminadores e dos que curtem uma grande ignorância sobre Manaus e a própria Amazônia.

O fato é que chegou a Copa e Manaus se vestiu com as cores do Brasil e se apresentou ao mundo de forma brilhante. A cidade mostrou que é bonita, que tem charme, onde reside um povo educado e alegre e que tem sim, muito calor, especialmente o humano, que hoje falta em grande parte do planeta.

A desacreditada cidade para receber o maior evento esportivo do planeta, aplicou uma “tapa de luvas” nos seus críticos e marcou um golaço de placa nesta Copa que terminou para a Arena da Amazônia, mas que continua em outras pelo Brasil, com a nossa intensa torcida pela nossa Seleção em busca do hexa.

É verdade que temos problemas na cidade, o nosso sistema de mobilização urbana, por exemplo, ainda precisa ser modernizado e melhorado, assim como outros pontos que precisam ser melhorados, mas no que diz respeito à Copa, Manaus deu show e isso foi visto e anunciado por jornalistas do mundo inteiro, que passaram a ver a capital amazonense com outro olhar.

Os shows se espalham pela cidade, na Arena, no FIFA Fan Fest, nas ruas dos bairros enfeitadas, nos bares e restaurantes lotados e na alegria do povo em receber e participar da festa como os turistas estrangeiros, numa grande e civilizada confraternização realizada através do esporte, mais precisamente do futebol.

Estão de parabéns o povo, o governador José Melo, o prefeito Arthur Neto e o ex-governador Omar Aziz, que também trabalhou muito para o sucesso do evento, com a certeza de que ficaremos sim com um grande legado, especialmente aos olhos internacionais, com a certeza de que o turismo internacional na capital do Amazonas passa a ter um maço divisor – antes e depois da Copa.

O Clamor climático tão reclamado antes da Copa deu lugar ao calor humano e a excelente receptividade do povo amazonense aos estrangeiros, com educação, bons serviços e muita cosia boa para ver na cidade, isso sem falar nas nossas belezas naturais, na culinária cabocla, do encontro das águas, que inspirou o poeta cearense Quintino Cunha, para uma das suas mais belas poesias, dos nossos frutos tropicais, com o cupuaçu que foi o preferido dos gringos, por isso a satisfação dos turistas estrangeiros, alcançou a marca de 97% de satisfação, além de velados elogios da própria FIFA organizadora do monumental evento e a prova disso foi o destaque dado pela revista da Copa, editada pela própria FIFA que dedicou uma longa matéria de 11 páginas, com destaque absoluto para Manaus.

Não tenho dúvidas de que o Amazonas foi muito bom para a Copa e vice-versa. Criticada no início, Manaus sai da Copa como uma das mais importantes sedes dos jogos e logicamente que isso eleva a autoestima dos manauaras.

A cidade apresentou orgulhosa apresentou o seu belo cartão postal ao mundo e com certeza o namoro já começou. E certo que não temos Copa, mas aqui os turistas encontrarão um Festival de Ópera, o Festival Folclórico, um centro histórico fantástico, que ganha revitalização, uma natureza exuberante, com destaque para o pôr-do-sol, no Rio Negro, espalhando a sua luz sobre a ponte que corta o rio e que se transformou numa das grandes atrações turísticas naturais da cidade.

Esse excelente desempenho de Manaus na Copa a credencia sem nenhuma dúvida para a recepção de outros grandes eventos, como esportivos, culturais e de negócios, porque provou que é uma cidade organizada, bonita e que tem um povo educado, alegre, feliz e que sabe receber bem os visitantes.

*Osny Araújo é jornalista e analista político
e-mail: [email protected] – [email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.