Manaus, AM – Parece que o período estufa deixou Manaus e cm a chegada das chuvas, o mauaranar respira mais aliviado e com menos caor, com a temperatura de hoje cedo oor voota dos 30 graus. A capital amazonense amanheceu com forte chuva e em alguns bairos como semre ocorrem em épocas assim, houve interrupçao na distribuição de energia elétrica.
A Defesa Civil de Manaus apontou nas últimas 24 horas, 16.6 milímetros na zona oeste da capital e 8.6 mm na zona centro-oeste. A ocorrência de precipitações deu uma trégua no calor.
O meteorologista informou, ainda, que dias chuvosos serão mais escassos uma vez que a previsão climática indica chuvas abaixo da média para os próximos meses.
“Os meses de outubro e novembro são considerados meses de transição entre o período seco e o período chuvoso. Neste período, é normal termos dias quentes e secos comuns a estação seca ou dias chuvosos comuns a estação chuvosa. Porém este ano, dias chuvosos na estação de transição serão mais escassos, já que a previsão climática indica chuvas abaixo da média para o trimestre outubro, novembro e dezembro”, explicou
Arthur nas redes
Em sua paghina naredes sociaiais, o prefeito Arthur Neto, se anifestou da segunte maneira: “Manaus amanheceu com bastante chuva, mas como agora tivemos uma trégua, determinei que as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) mantenham o cronograma e trabalhem durante todo o final de semana no recapeamento de várias ruas da cidade.
Estamos em maio e já deveríamos estar no verão pleno. O que temos visto é muita chuva. Mesmo assim, não vamos deixar de trabalhar. Vamos adentrar o verão com saldo positivo. Confira onde nossas equipes estão trabalhando:
Zona Norte Bairro Campos Sales – Tarumã Rua Aracuã, Rua Jacamim e Rua Sucuruá
Zona Leste Bairro Nova Floresta Rua Diamantina, Rua Águas Marinhas e Coroado e Colônia e Agnelo Bitencourt
Zona Centro Sul Bairro Pq. Das Laranjeiras Rua Visconde de Sinimbu”
Previsões
Nesta semana, o Climatempo prevê a ocorrência de chuvas curtas e em pontos isolados de Manaus. A pouca intensidade da precipitação e a pequena abrangência têm como justificativa a formação de nuvens convectivas, com formações locais.
Para o mês de novembro, o volume de chuvas deve ficar entre 130 e 140 milímetros (mm), abaixo dos 183 mm esperados para todo o período, na capital.
Já para o mês de dezembro, a expectativa é de chuvas com médias acima do acumulado histórico para o período, de 217 mm. “Nós podemos fechar dezembro com um volume de chuva entre 250 e 270 milímetros”, disse a meteorologista Bianca Lobo.
Apesar de positivo, o aumento do volume de chuvas em dezembro, de acordo com a meteorologista, demanda cuidados com a saúde, devido ao aumento da umidade relativa do ar, que intensifica a sensação de calor no corpo humano e torna difícil a evaporação do suor.
Amazonianarede