Manaus – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou neste fim de semana o vestibular macro da instituição. Somando os candidatos do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) realizado na última sexta-feira (14), 84 mil pessoas prestaram os exames que garantem ingresso ao ensino superior aos candidatos aprovados.
O resultado deverá ser divulgado dia 7 de janeiro de 2015.
Ao todo SIS e Macro oferecem 6.650 vagas para a UEA, incluindo as vagas destinadas aos povos indígenas. O edital do SIS dispõe de 2.686 vagas, sendo 816 para a capital e 1.712 para o interior do Estado, além de 158 vagas para indígenas.
Para o Macro são oferecidas 3.964 vagas, sendo 1.224 para a capital e 2.568 para o interior, além das vagas para indígenas que são 172.
É uma dessas vagas que a estudante Janine Baia, 17 anos, pretende conquistar. Ela quer cursar Engenharia. A estudante afirma que entrar na UEA é um sonho dela e da família. “Através do vestibular eu vou poder conseguir aquilo que almejo há tantos anos e assim melhorar a minha vida e a dos meus pais. É passar ou passar”, disse.
Antes de entrar na sala, os alunos passaram por um rigoroso esquema de segurança, tudo para garantir a lisura do processo. Medicina, Direito e Administração foram os cursos mais concorridos para o vestibular Macro da UEA neste ano.
O estudante Tiago Brito, 17 anos, quer fazer a faculdade de Direito. Em poucas palavras ele resume porque quis fazer o vestibular. “Meu futuro profissional vai depender dessa aprovação”.
INTERIORIZAÇÃO
O presidente da comissão de ingresso da UEA, André Luis Dutra, avaliou como tranquilo o andamento dos dois processos seletivos e destacou os novos cursos oferecidos. “Todo processo foi muito tranquilo tanto em Manaus quanto no interior. Pra este ano, estamos fortalecendo a interiorização da universidade. Vários cursos sendo interiorizados”, ressaltou.
NOVOS CURSOS
Neste ano, serão oferecidos seis novos cursos: Farmácia, Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Jogos Digitais, Bacharelado em Química e Sistemas de Informações. Outra novidade diz respeito a 17 cursos com 78 turmas que passarão a ser oferecidos em 42 municípios do interior.
ABSTENÇÕES
Ainda de acordo com Dutra, para o SIS a abstenção foi apenas 4,7%, o que equivale a 1.233 de 26.208 inscritos. No vestibular Macro, a abstenção foi de 19%, equivalente a 11.006 de 57.930 de inscritos. Os dados são parciais deste fim de semana. “Nos SIS tivemos uma abstenção menor não só em comparação com o vestibular, mas também com dados dos anos anteriores”, afirmou.
FOTO: JOELMA SANMELO/UEA