Amazonas – Mais de oito mil declarações de Imposto de Renda no Amazonas, 2015, estão retidas na famosa malha fina devido a inconsistências das informações dadas pelos contribuintes nas declarações.
De acordo com o órgão, o número que representa 2,65% das 315.887 declarações entregues este ano. Considerando os últimos cinco anos, a Receita Federal possui 25.765 contribuintes retidos em malha no estado.
Para saber se está na malha fina, o contribuinte pode verificar se está no sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda – cujas consultas já foram abertas pela Receita Federal e podem ser feitas nessa página:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp
As principais razões pelas quais as declarações foram retidas foram: Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF; Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras; Despesas médicas.
Como se regularizar
O contribuinte que ainda não recebeu sua restituição deve acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita Federal na internet (ww.receita.fazenda.gov.br) e consultar o extrato de sua declaração. Para isso, deve gerar um código de acesso na própria página, mediante a utilização do número do recibo das duas últimas declarações
entregues, ou utilizar certificado digital emitido por autoridade certificadora habilitada.
Nesse extrato, as pendências serão identificadas e o contribuinte poderá resolvê-las, em sua grande maioria, pela própria internet, sem a necessidade de se deslocar a uma unidade da Receita Federal. A auto-regularização impede que o contribuinte pague multas ou outras
penalidades que podem chegar até a 225% do valor do imposto de renda
devido.
Amazonianarede/RF-AM