Manaus – Com base em determinação legal, a Prefeitura de Manaus atua com energia para disciplinar de uma vez por todas o trafego de caminhões e carretas na cidade.
Devido a isso, a fiscalizações na circulação de carretas e veículos pesados nas ruas de Manaus resultaram na aplicação de 796 multas na capital somente no período de 6 a 10 de outubro deste ano, segundo balanço do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).
O monitoramento foi intensificado em função do grande número de acidentes que esses veículos estão se envolvendo.
De acordo com o Instituto, a ação é realizada em vias classificadas como Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC) e também em outras vias para observar a obediência da circulação obrigatória na faixa da direita para veículos de grande.
Na Avenida Efigênio Sales, 661 caminhões foram autuados no período por tráfego pelo lado esquerdo da via. Nas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista (ambas com ZMRC), 135 veículos pesados foram autuados.
O Manaustans informou que o veículo foi autuado. De acordo com órgão, o condutor cometeu infração ao circular em área restrita com carga acima das dimensões permitidas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), três vítimas tiveram traumatistmo craniano, e uma delas está em estado grave.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 127,69 e retenção do veículo. O caminhão que circular em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida, a infração é média, com multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.
Amazonianarede – Manaustrans